Ser Franciscano

Direito USP é avaliada com cinco estrelas no "Guia das Faculdades" do Estadão

A Faculdade de Direito da USP (FDSUP) recebeu cinco estrelas no Guia Faculdade 2021, publicado pelo Jornal “O Estado de S.Paulo”, e divulgado em 24 de outubro último. A Faculdade do Largo de São Francisco está entre os 101 cursos da Universidade avaliados com a pontuação máxima.

O “Guia da Faculdade” do Estadão utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Na edição 2021, foram analisadas as qualidades de ensino de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Para o diretor da Faculdade de Direito da USP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto, o índice vem ratificar a importância da instituição para ensino jurídico no País. “Mais esse reconhecimento, agora pelo Guia do Estado, reforça não só nossa tradição no ensino jurídico, mas o fato de que todas as mudanças pelas quais estamos passando nos colocam em sintonia com as demandas de um mundo cada vez mais complexo”, diz. Confira o Guia da Faculdade

O diretor acrescenta outros reconhecimentos dados à FDUSP. Entre os quais, está o fato de ocupar posição entre as 50 melhores faculdades do mundo no rankingQS World University Ranking by Subject”, atualmente, em 46ª. Como afirma: "Sendo um curso de língua lusófana, essa posição internacional alça importância ainda maior".

No ranking do QS World, por sua vez, foram avaliados 13.883 cursos de 1.440 universidades do mundo todo, sendo 32 brasileiras. Entre os critérios gerais estão reputação acadêmica, reputação do empregador, estudante do corpo docente, citações por corpo docente, faculdade internacional e estudantes internacionais.

Histórico bicentenário

Fundada em 1827, a FDUSP é a mais antiga escola de Direito brasileiro e uma das mais importantes da América Latina. Localizada na região central da capital paulista, tem corpo docente de mais de 150 profissionais somente na Graduação. Seu curso é composto por cerca de 1.200 alunos nos períodos diurno e noturno, compreendendo um total de quase 2.400 estudantes.

A implementação de políticas de inclusão, ampliou ainda mais a diversidade do quadro discente. E a cada ano a FDUSP aprimora a qualidade do seu ensino, pesquisa e da ampla oferta de atividades de extensão para a sociedade. O que vem refletido na melhora nos rankings.

A história contada nesses mais de 195 anos é preenchida pela contribuição dada pelos profissionais formados nos bancos das Arcadas, seja no ambiente escolar, na advocacia, na magistratura, bem como na política e em diversos outros setores.

Diante dessas conquistas, Floriano de Azevedo Marques, assinala que a FDUSP tem cumprido sua finalidade de formar pensadores e de produzir conhecimento. “É neste espaço onde se fazem as pesquisas, se publicam os livros e os artigos. Como parte da Universidade pública a FDUSP tem o dever de não só formar bons profissionais, mas também contribuir para a melhoria do ambiente jurídico, colaborando na formulação e aperfeiçoamento de leis, instituições e da aplicação do Direito”, acentua.