Moradia estudantil destinada a receber alunos que não conseguem arcar com moradia em São Paulo, a Casa do Estudante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo foi inaugurada em 1947, por meio de doação do terreno pela Prefeitura, após intensa movimentação de Cícero Augusto Vieira, à época presidente do Centro Acadêmico IX de Agosto. Neste período, em meio à agitação política nacional e ao turbilhão de opositores, dentro da própria universidade, contra a criação da Casa do Estudante, os envolvidos uniram forças para concretizar a criação de um espaço que pudesse atender à demanda de universitários sem condições de arcar com uma moradia perto da São Francisco.
Atualmente, o prédio que passa por reforma, iniciada em novembro de 2020, possui 27 apartamentos com cerca de 54 dormitórios e abriga aproximadamente 60 estudantes.
Cada apartamento tem dois dormitórios. Quando a reforma for finalizada, a intenção é ter o dobro da capacidade de estudantes. Além disso, o projeto prevê, no térreo, um espaço de estudos para os moradores e outros estudantes que quiserem conhecer e usar o prédio.
A Casa é uma das entidades da Faculdade de Direito que recebe os repasses do Centro Acadêmico XI de Agosto.
DIRETORIA
Presidente
Lara Santos
Diretores
Artur Feitosa
Bruno Domingos
Daniele Mesquita
Priscila Souza