ÁREA DO ALUNO

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS

Para além de ser um canal entre as velhas e novas gerações de juristas, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP tem a missão de guardar a história da SanFran por meio do registro de todos aqueles que passaram – e irão passar – pelos bancos escolares da mais importante Academia de Direito do Largo de São Francisco.

Fundada em 1931 – portanto, a caminho do centenário –, está a identificar e manter atualizado os dados de seus professores, graduados e pós-graduados. Mantém um olhar atento aos organismos representantes dos alunos, tais como o Centro Acadêmico XI de Agosto e a Casa do Estudante.

Também está em seu escopo resgatar tudo que se refira às melhores culturas e tradições acadêmicas. Da mesma forma, incentivar doação e contribuição de todo material que contenha registros ou referências a origem e trajetória da SanFran.

É característica primeira a perpetuação dos laços envolvendo a FDUSP. A começar pelo nome escolhido “Antigos Alunos”, ao contrário da maioria das instituições que adotam o termo “ex-alunos”. Ou seja, um franciscano nunca deixa cortar os laços com a Academia, independentemente de onde estejam.

Nasceu diante de percalços que saberia ter de enfrentar ao longo de sua história. Pois, logo após a fundação, sua linha de pensamento filosófica – conforme conta a história – foi atingida pela Revolução de 1932. Época em que muitos de seus idealizadores acabaram exilados políticos.

Seu primeiro presidente foi José Carlos de Macedo Soares. Depois, outros nomes seguiram como o professor Goffredo da Silva Telles e Flávio Flores da Cunha Bierrenbach. Agora, tem à frente José Carlos Madia de Souza.

Siga para o site e confira mais sobre esse trabalho