A Faculdade de Direito da USP abriga um ciclo de palestras com o professor David Dyzenhaus, da Universidade de Toronto. O workshop “Filosofia do Direito, Política e Ética” acontece entre os dias 06 a 10 de novembro. É coordenado pelo professor Ronaldo Porto Macedo Jr., Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP.
Na segunda-feira (06), o tema será "The Long Arc of Legality", tendo como debatedor Thomas Bustamante (UFMG). Na quarta-feira (08) acontece "Positivism and Totalitarianism". Ambas as exposições serão no Auditório Ruy Barbosa (2º andar do Prédio Histórico), das 10h às s12h.
Na sexta-feira (10/11), das 11h às 13h, estará em evidência "The Rule of Law in Times of Exception", na Sala da Congregação (1º andar)
De acordo com os organizadores, as palestras enriquecedoras tem como convidado um dos principais pensadores da filosofia do Direito do mundo.
Dyzenhaus é doutor pela Universidade de Oxford, onde trabalhou com bons professores, incluindo Joseph Raz, Ronald Dworkin e John Finnis. Entre suas obras mais importantes estão "Hard Cases in Wicked Legal Systems: South African Law in the Perspective of Legal Philosophy," "Legality and Legitimacy: Carl Schmitt, Hans Kelsen, and Hermann Heller in Weimar," e "Judging the Judges, Judging Ourselves: Truth, Reconciliation and the Apartheid Legal Order."
Em 2022, lançou o livro "The Long Arc of Legality: Hobbes, Kelsen, Hart". Este trabalho rompe o atual impasse na Filosofia do Direito entre o positivismo jurídico e o direito natural, mostrando que qualquer compreensão do Direito como uma questão de autoridade deve levar em conta a interação do direito promulgado com os princípios fundamentais da legalidade.
Confira mais detalhes. Participe, reverbere: https://lnkd.in/dkg7X5PN