Os recentes desastres ambientais, como as enchentes nas cidades do Rio Grande do Sul e as queimadas afetando vários municípios brasileiros aumentam o desafio das cidades no sentido de estabelecer políticas e ações eficazes para adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. O problema tem sido aumentado nos últimos meses por conta das queimadas que afetaram todo o território brasileiro.
Pesquisa sobre a questão, organizada pelo Instituto DataSenado, aponta que toda a população brasileira considera que os incêndios ocorridos no país foram muito graves.
Para debater o tema, o Auditório Ruy Barbosa Nogueira da Faculdade de Direito da USP abriga no dia 15 de outubro, a partir das 09h30, o seminário "Presente e Futuro das políticas de adaptação climática nos municípios brasileiros”.
O evento, organizado pela professora Ana Maria Nusdeo, Área de Direito Ambiental da FDUSP, terá Annelise Steigleder, promotora de Justiça no MPRS; e Suely Araújo, coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima e Zenaida Rodriguez e pesquisadora pelo Programa Cidades Globais do IEA-USP e pela Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais RESAMA.
Serão apresentados ainda depoimentos de dois atingidos pelas enchentes gaúchas. A mediação será da professora Nusdeo.
Inscreva-se, participe: https://bit.ly/eventoadaptacao?r=qr
#fdusp #direitousp #direitoambiental #clima #queimadas