SEM CATEGORIA
Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024
presencial

As Três Constituições Pacifistas

“As Três Constituições Pacifistas: a rejeição à guerra nas Constituições do Japão, da Itália e da Alemanha”, do professor Mário G. Losano, oferece uma análise das Constituições do pós-guerra do Japão (1947), da Itália (1948) e da Alemanha Federal (1949), recompondo historicamente os derradeiros anos de guerra, o estabelecimento da paz e o renascimento da economia desses países, paralelamente aos julgamentos de Nuremberg e de Tóquio, a desnazificação, as reparações e a renovação do sistema escolar.
O trabalho do filósofo italiano estará em debate nesta quarta-feira (15/05), a partir das 18h30, no Auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP. No evento de lançamento, em parceria do Instituto Noberto Bobbio, a FDUSP e a editora Contracorrente estarão reunidos o autor e os professores Celso Campilongo, diretor da SanFran, Celso Lafer e Lucas Amato, ambos do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade.
Na apresentação da obra, Losano explica que “Quando foram aprovados os artigos das Constituições pacifistas, as feridas da guerra ainda estavam abertas, enquanto hoje estão cada vez mais apagadas na memória, assim como estão os lutos e as destruições”.
Os estudos do autor ampliam o debate sobre questões que antecederam à aprovação dos artigos pacifistas, bem como a interpretação e compatibilidade dessas leis diante dos mais variados tipos de conflitos que marcaram a história mundial. Desde a Guerra Fria até as chamadas “guerras humanitárias” e as “missões de paz”, o livro proporciona uma reflexão profunda sobre o papel das Constituições na promoção da paz e na prevenção de conflitos.
O Auditório Rubino de Oliveira fica no primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.