O Auditório José Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP abriga no dia 07 de novembro, a partir das 09h15, o seminário “Panoramas e possibilidades no Plano de Transição Ecológica”. Entre as contribuições ao Plano estão diversos eixos, passando pelas oportunidades da economia circular, com novo paradigma para o uso dos materiais; ao adensamento tecnológico, para agregar valor à pauta de exportações.
Também está no escopo a transição energética, visando ampliar as vantagens comparativas das nossas fontes renováveis. Pontos que exigem discussões mais aprimoradas.
Para o debate foram convidadas(os) Carina Vitral, do Ministério da Fazenda; Ciro Brito; Instituto Socioambiental; Flávia Trentini, USP Ribeirão; Gabriel Mantelli, Conectas; e Liuca Yonaha, Instituto Talanoa. A mediação será feita pela professora Ana Maria Nusdeo, área de Direito Ambiental da FDUSP.
O plano é um pacote de medidas anunciado pelo governo brasileiro como parte do Programa de Aceleração do Crescimento. O objetivo é buscar desenvolvimento sustentável para impulsionar o crescimento econômico do Brasil adiante, com foco em finanças sustentáveis, adensamento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular e infraestrutura e adaptação climática.
Tem por base investimentos via parceria público-privada. As ações estão previstas para serem implementadas para além do período do mandato atual na Presidência, visando cumprir as promessas de alcançar emissões líquidas zero até 2050.
As inscrições vão até dia 06/11. Inscreva-se, participe, compartilhe: https://bit.ly/EventoUSPOficina
#fdusp #direitousp #meioambiente #direitoambiental #ecologia