A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
SEM CATEGORIA
Quarta-Feira, 20 de Março de 2024
09:30
híbrido

Discutindo a igualdade de gênero no Brasil

A igualdade de gênero no Brasil, de acordo com as perspectivas da 68ª Comissão da Mulher da ONU, estará em debate nesta quarta-feira (20/03), na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da USP, a partir das 09h30. O evento é coordenado pela professora Patrícia Iglecias (Direito Civil da FDUSP e presidente do Instituto Planeta Verde), que participou da conferência em Nova Iorque (EUA). Busca discutir os aspectos dentro da realidade brasileira, na visão de mulheres de idades e realidades diferentes.

Ao lado de Patrícia, estarão a professora Ana Elisa Bechara, vice-diretora da FDUSP; Caroline Marques, doutoranda pela FDUSP; Cláudia Barrilari, doutora FDUSP; Consuelo Yoshida, desembargadora TRF-3; Fabi Saad (Mulheres Positivas); Rosa Ramos (OAB-SP); Solange Telles da Silva (Mackenzie); Tathiana Turbian (GCSM Mulher) e Eduarda Teles Lopes, graduanda FDUSP.

Entre os temas eleitos pela Comissão da Mulher da ONU estão o combate à pobreza, a questão do financiamento para alcançar o ODS 5 e o empoderamento feminino na juventude. “A ideia do nosso evento é trazer a pauta internacional para a realidade brasileira”, diz Iglecias. Nessa direção, cada convidada poderá apresentar suas contribuições.

Maior evento global sobre direitos das mulheres a 68ª Comissão sobre o Estatuto da Mulher tem como tema central acelerar a concretização da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, combatendo a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero.

Os debates foram envolvidos por temas com base em dados da ONU que apontam que mais de 100 milhões de mulheres e meninas poderiam ser tiradas da pobreza se os governos dessem prioridade à educação e ao planejamento familiar, a salários justos e iguais e ampliassem os benefícios sociais.

O levantamento destaca que, globalmente, 10,3% das mulheres estão aprisionadas em um ciclo de pobreza extrema e vivem com menos de US$ 2,15 por dia. No Brasil, conforme dados do IBGE, as taxas de pobreza caíram de 36,7% para 31,6% em 2022. Porém, considerando os dados da população negra, 40% eram pobres em 2022, o dobro da taxa da população branca (21%).

 

A Sala da Congregação fica no primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP. Evento aberto ao público, com transmissão: https://www.youtube.com/@FaculdadedeDireitodaUSP

 

#fdusp #direitousp #onumulheres #onu #genero #igualdade

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000