Os principais desafios na realização da pesquisa histórica em arquivos estarão em debate na próxima quinta-feira (21/09), das 10h às 12, no Auditório Goffredo da Silva Telles da Faculdade de Direito da USP. Na ocasião estarão reunidos os professores José Reinaldo de Lima Lopes, Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP e autor de obras em História do Direito; Heloisa Barbuy, do Museu da SanFran e dos programas de Pós-Graduação em História Social da FFLCH-USP e Interunidades em Museologia.
O evento terá como palestrante convidado Thiago Nicodemo, docente na Unicamp, e coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp). Os participantes irão relatar experiências, bem como apresentar diferentes perspectivas metodológicas. A mediação está a cardo de Ariel Engel Pesso, pós-doutorando na FDUSP e pesquisador em História do Direito.
Lima Lopes ressalta como ponto fundamental que os arquivos de consulta estejam organizados, especialmente na área do Direito. "O Direito deixa seus traços por escrito não apenas nas Leis, mas em muitos outros lugares”, diz.
O docente acrescenta que arquivos são capazes de responder a muitas questões. Para isso, no entanto, existe a necessidade de saber ordená-los, para que possam “responder”, de forma adequada, às necessidades de quem está em busca das informações. “Historiar o Direito requer convivência com arquivos”, adiciona.
Barbuy assinala que a iniciativa do seminário sobre arquivos e pesquisa histórico-jurídica é bem-vinda, na medida que há cada vez mais pesquisadores interessados em desenvolver buscas sobre a área jurídica em perspectiva histórica. “Pretendo fazer uma breve apresentação sobre o Arquivo da Faculdade de Direito, que é formado por dois fundos arquivísticos: o Fundo Faculdade de Direito, que reúne a documentação produzida e recebida pela instituição desde 1827 e o Fundo Centro Acadêmico XI de agosto, desde a criação da entidade, em 1903, até o início do século XXI. Além disso, há diversos documentos recebidos por meio de doações pessoais. É um arquivo muito interessante”, afirma. Ela acrescenta que a Faculdade está preparando a digitalização desse acervo, projeto a cargo de uma comissão presidida pelo professor Samuel Rodrigues Barbosa, DFD-FDUSP.
O auditório Goffredo da Silva Telles Júnior fica no piso térreo do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.
#pesquisa #historica #historia #fdusp #direitousp #historicojuridico