Formar pesquisadoras de grupos minoritários e ou marginalizados (racializados e/ou LGBTQIAPN+), discutindo direitos sexuais e reprodutivos com rigor e qualidade acadêmica é o objetivo do Grupo de Estudos em Direitos Sexuais e Reprodutivos Esperança Garcia, orientado pela professora sênior Eunice Prudente, Direito do Estado e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP. A intenção é tornar a pesquisa acadêmica mais acessível e inclusiva. As inscrições podem ser feitas até 04 de agosto.
Nessa direção serão debatidos direitos sexuais e reprodutivos com uma perspectiva interseccional. Também estão na linha de ação incentivar a pesquisa acadêmica entre estudantes, especialmente mulheres negras e LGBTQIA+, bem como produzir relatórios, materiais acadêmicos e pesquisas coletivas que impactem o mundo acadêmico.
O grupo visa criar um espaço renovador da prática pedagógica da universidade, tendo como objetivo oferecer um espaço acadêmico, de estudos e pesquisa, majoritariamente feminino e negro, e incentivar que as estudantes se interessem e efetivamente produzam pesquisa.
As inscrições são abertas a todas as pessoas, independentemente de vínculo com a USP, buscando congregar o máximo possível de pessoas com conhecimentos distintos, de diversas práticas sociais, para que de fato se construam saberes colaborativos e inclusivos.
Serão concedidos até três créditos por semestre com possibilidade de bolsas para as participantes graduandas da USP que possam se dedicar por doze meses ao projeto.