Reserve na agenda às 10h da segunda-feira (30/10), para assistir à debates sobre as perspectivas francófonas de serviço público. O encontro, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da USP reunirá professores franceses e nacionais e estudantes para uma conversa em torno do tema. “Serviço público à Francesa” é organizado pelo Grupo de Extensão Laboratório de Governo (LabGov) da FDUSP em parceria com o professor de Direito Administrativo, Fernando Menezes Almeida.
São convidados os docentes Arnaud Paturet, Florence Faberon, Guylène Nicolas, Marc Pavé, Mathilde Kamal Girard, e os doutorandos em Direito Público Julie Nicolas e Olivier Nugues.
Conforme explicam os organizadores, a França é um dos principais expoentes do Direito Administrativo, especialmente quando o assunto é serviço público. Nessa direção, pode-se destacar que o estudo comparado Brasil-França é sempre muito produtivo.
A história do direito público estuda os principais momentos da construção do Estado. Desde a antiguidade, com o estabelecimento de estruturas políticas e administrativas em toda a Gália; passando pela Idade Média, com o renascimento da noção de Estado, quando juristas utilizavam o direito romano ou mesmo a filosofia de Aristóteles; aos tempos modernos, com a constituição progressiva do Estado atual.
Não há necessidade de inscrição prévia e haverá tradução simultânea.
A Sala da Congregação fica no primeiro andar do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP