A Sala Visconde de São Leopoldo da Faculdade de Direito da USP abre suas portas no próximo dia 10 de setembro, a partir das 18h, para abrigar o lançamento do livro "Tutela jurisdicional no Direito Processual contemporâneo", do professor Ricardo de Barros Leonel, Departamento de Direito Processual da FDUSP.
A obra busca apresentar a atuação prática do poder jurisdicional, pensando na sua correlação com as competências, bem como com o potencial que existe, na matéria, para melhores ajustes, voltados à plena, tempestiva e adequada realização da tutela jurisdicional.
Com prefácio do ex-diretor da SanFran Rogério Cruz e Tucci, a publicação apresenta, em suas 576 páginas (Editora JusPodvim), amplo debate acerca do que há de mais fundamental no sistema processual. Com posições jurídicas, nas quais figuram como elementos centrais os sujeitos, com desdobramentos que devem ser compreendidos como novas situações jurídicas.
“Longe de eleger tema de interesse passageiro, ‘de moda’ ou de cunho eminentemente prático, o professor Leonel, mantendo-se fiel à dogmática jurídica, escreveu uma obra realmente original, que desvela, a um só tempo, o talento inato de jurista e a maturidade de seu pensamento, próprios de um verdadeiro scholar”, escreve Tucci.
De acordo com ele, a ampla e minuciosa temática explorada na tese procura engastar os institutos processuais mais importantes com a tutela jurisdicional, considerada como um dos pilares da moderna ciência processual.
A Sala Visconde de São Leopoldo fica no primeiro andar do Prédio Histórico da FDUSP. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.