Uma história que não pode e não deve ser esquecida. Nunca! Triste, mas que serviu de condução para uma das principais leis de proteção à mulher no Brasil. Que deve colocar em vigília a população na tentativa de contar as atrocidades cometidas contra às mulheres, principalmente no âmbito familiar, local onde o respeito deveria ser mútuo; mas que, muitas vezes, não acontece.
Em reverência à Maria da Penha, que deu nome à Lei, a completar 18 anos neste mês de agosto, a Faculdade de Direito da USP e o grupo “Juntas por Maria da Penha” promovem no dia 21/08, a partir das 17h00, o congresso “Homenagem à Maria da Penha: 18 anos da Lei que salva vidas”. Nos debates estarão em discussão avanços e desafios da legislação.
O encontro, com a presença da homenageada, acontece no Salão Nobre e reunirá em torno dos debates a promotora de Justiça Valeria Scarance, a jornalista Mariana Kotscho, Regina Celia (vice-presidente do Instituto Maria da Penha); e a procuradora de Justiça Nathalie Kiste Malveiro. Pela Universidade estarão o reitor, Carlos Gilberto Carlotti Jr. e os diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara; bem como demais professores.
Farão parte das celebrações a deputada federal Érika Hilton, o ministro Superior Tribunal de Justiça Rogério Schietti, a procuradora de Justiça do MPGO Ivana Farina e a advogada Leila Linhares.
A condução das homenagens será feita pela médica e apresentadora Thelma Assis e contará com a presença da apresentadora Anna Hickmann. Por fim, haverá uma apresentação musical surpresa.
Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP. Largo de São Franscisco, 95, Centro-SP. Entrada gratuita.
#fdusp #direitousp #leimariadapenha #mariadapenha #feminicidio #direitodamulher #mulher #direitopenal