Em mais uma etapa das comemorações do bicentenário da Biblioteca da Faculdade de Direito da USP, acontece dia 28 de maio, a partir das 19h, na própria biblioteca, o “Sarau do bicentenário”.
As festividades serão regadas por boas músicas, declamação de poesias e encenação teatral. A atividade terá homenagem ao d. José Antônio dos Reis; a reinauguração do teatro da Faculdade.
A encenação será sobre a peça “A vida do dramaturgo Paulo Eiró”. As demais apresentações serão feitas por antigos alunos das Arcadas.
Eiró nasceu em 1836 e faleceu em 1871, sendo um prodígio para sua época, aos 35 anos. Algumas fontes reportam que Eiró, assim como muitos poetas do século XIX, tinha uma musa inspiradora, um amor escondido e impossível. Teria amado sua prima desde pequeno e a tido como musa.
Em março de 1859, como professor de uma escola pública de ensino fundamental na Villa de Santo Amaro, solicitou licença de trabalho e abono do seu salário enquanto cursaria a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
A Biblioteca fica no primeiro andar do Prédio Histórico da SanFran. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.