“Repensando a guerra às drogas” é o seminário que acontece dias 23 e 24 de setembro, das 08h30 às 18h30, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira da Faculdade de Direito da USP. O evento é uma ação conjunta entre o Grupo Direito e Políticas Públicas, sob coordenação na FDUSP do professor Diogo Coutinho, o Centro de Pesquisa Justa, e Humanitas360 e o Grupo Repensando a Guerra às Drogas.
Reunirá especialistas com a finalidade de discutir cenários para reduzir os danos produzidos pelo proibicionismo e pensar modelos regulatórios para o futuro.
A mesa de abertura será feita por Cristiano Maronna (Justa); Cristina Labarrère (Repensando a Guerra às Drogas); Diogo Coutinho (GDPP/FDUSP); Michael Dantas (Rede Reforma); e Patrícia Marino (Humanitas360).
A conferência de abertura, “A Guerra às Drogas e o fortalecimento das milícias e facções no Brasil” será proferida pelo pesquisador e professor Bruno Paes Manso (NEV-USP); com presidente da mesa por Marcelo Sarsur (PUC-MG/Repensando). E a conferência de encerramento, sobre “Proibicionismo e racismo de Estado”, pela vice-diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara, em mesa presidida por Jéssica Gonçalves (Advogada/Repensando).
Entre os demais temas estão “Tráfico e standard probatório: testemunho policial, busca pessoal, ingresso domiciliar e câmeras corporais”; “Drogas, cuidado e tratamento: saúde mental, populismo manicomial e exclusão”; “Drogas e Constituição: os limites da intervenção penal”; “STF e Congresso Nacional: a política de drogas entre o reformismo e o retrocesso” e “Usos terapêuticos, ausência de regulação adequada e judicialização”.
O Auditório Ruy Barbosa Nogueira fica no 2º andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP