O Auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP recebe na sexta-feira (01 de novembro), às 10h, a professora Ruth Houghton, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), para a palestra Feminist Approaches to Global Constitutionalism (Abordagens Feministas ao Constitucionalismo Global).
O evento acontece dentro da série International Dialogues in Constitutional Law, organizado pelo grupo Constituição, Política e Instituições, que conta com os professores de Direito Constitucional Virgílio Afonso da Silva e Conrado Hubner. A palestra será aberta ao debate. Será em inglês, mas as perguntas podem ser feitas em português.
Em uma de suas publicações, Ruth assinala que a teoria feminista desafiou os fundamentos do direito internacional e do constitucionalismo; demonstrando que o desenho de estruturas normativas acomoda e sustenta as formas patriarcais predominantes que deixam pouco espaço para relatos ou vozes alternativas. Ela acrescenta que as estruturas do direito internacional e constitucional apoiam o status quo e são resistentes às vozes críticas e feministas.
Ruth é professora sênior na Newcastle Law School. Ela ingressou em Newcastle em setembro de 2017 e antes disso trabalhou na Durham Law School. É membro ativo do grupo de pesquisa ConGov sobre Constitucionalismo e Governança de Newcastle e líder temática de "Democracia e Legitimidade Global" do Global Policy Institute (Durham).
Mais informações sobre a série estão em https://constituicao.direito.usp.br/dialogos
O Auditório Rubino de Oliveira fica no primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.
#fdusp #direitousp #constitucionalismo #feminismo