O livro “A militarização da Política no Brasil Contemporâneo”, autoria de Júlia Almeida, será lançado na quarta-feira (20/09), a partir das 19h, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira da Faculdade de Direito da USP. Selo pela Alameda Editora, a obra analisa o processo de construção do que denominado no Brasil de bolsonarismo, que chega ao poder não por acaso, mas como fruto da sempre presente militarização da política em nossa história, bem como sua continuidade e aprimoramento ao longo dos anos.
Sob a perspectiva materialista- histórica, a autora trabalha com foco na relevância e na conjuntura do tem, bem como apresenta um panorama atualizado das principais questões enfrentadas pelo País.
Conforme destaca a apresentação, “se podemos dizer que o Brasil se caracteriza tradicionalmente como um país que garante a manutenção da desigualdade mediante o autoritarismo e a violência, a autora nos chama a atenção para o fato de que o cenário atual é de agravamento da crise a partir da estrutura capitalista, racista e patriarcal que nos constitui historicamente”.
Júlia Almeida é pesquisadora do grupo de pesquisa da FDUSP “Direitos Humanos Centralidade do Trabalho e Marxismo”, coordenado pelos professores Marcus Orione e Flávio Roberto Batista, ambos do DTB-FDUSP.
A mesa de trabalho contará ainda com participação das professora Júlia Lenzi (DTB-FDUSP) e da Luciana Boiteux (FD UFRJ). Transmissão pelo YouTube: https://encurtador.com.br/AER35
O Auditório Ruy Barbosa Nogueira fica no Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 1º andar, Centro-SP.