A contribuição do professor Emérito Ricardo Lewandowski, Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, para a Academia e para o Judiciário é contável. Atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, o docente tem um enorme legado na formação para o sistema de Justiça, reforçando o que enfatizou ao receber o título de emérito da USP: “É aqui, na Faculdade, que me sinto em casa”.
Lewandowski receberá mais uma homenagem nesta sexta-feira (31/10), a partir das 19h30. A Associação dos Antigos Alunos da FDUSP abrigará o lançamento do livro “Estado, Constituição e Justiça”. A obra coletiva é coordenada pelo professor Heleno Torres, docente titular de Direito Financeiro da SanFran. Publicada pela Editora Quartier Latin.
Natural da cidade do Rio de Janeiro, é mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em direito de Estado pela FDUSP (1994). Obteve ainda o título de Master of Arts, na área de relações internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, nos Estados Unidos.
Lewandowski exerceu a advocacia entre 1974 e 1990, tendo sido conselheiro da OAB em São Paulo entre 1989 e 1990. Ele ocupou também os cargos de secretário de Governo e de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo, entre 1984 e 1988, e também de presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo (Emplasa) no biênio 1988-1989. Em 2006, foi indicado ao STF por Lula para substituir o ministro Carlos Velloso, cargo que ocupou até abril de 2023.
O evento acontece na Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP. Rua Riachuelo, 185, Centro-SP.