“Desafios contemporâneos da governança global e mobilidade humana: impacto nas américas e Cartagena +40” é tema da aula aberta de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP "Governança Global om um Mundo Interconectado: Desafios Contemporâneos na Construção e Aplicação de Regras Internacionais", que acontece dia 18 de novembro, a partir das 09h00, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira da FDUSP.
A conferência terá como convidada é Maria Beatriz Bonna Nogueira, chefe do Escritório do ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, em São Paulo. Os debates serão conduzidos por Daniela Bucci, pós-doutoranda pela USP.
A atividade faz parte da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da USP. A disciplina é coordenada pelos professores André de Carvalho Ramos e Wagner Menezes, Direito Internacional da SanFran.
As organizações de governança global nasceram para tratar questões econômicas, políticas, de segurança ou culturais que afetam mais de um Estado, por meio da adoção de acordos legais que servem tanto para facilitar como gerir a cooperação entre os países. Elas são multilaterais, pois seus conselhos são formados por entidades e países, trabalhando em conjunto para encontrar soluções que tenham acordos de todos os membros.
A Declaração de Cartagena sobre Refugiados de 1984 é um dos instrumentos jurídicos mais importantes sobre proteção e soluções na América Latina e no Caribe nas últimas décadas. Ela foi um marco na generosa tradição de solidariedade, asilo e proteção às pessoas refugiadas, consolidando a cooperação na região.
Não há necessidade de inscrição prévia. O Auditório Ruy Barbosa Nogueira fica no 2º andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.
#fdusp #mobilidadeurbana #cartagena40 #acnur