Um dos mais importantes juristas, professor de renome e reconhecido não apenas na Faculdade de Direito da USP, mas em todas as academias brasileiras, Dalmo de Abreu Dallari será mais uma vez homenageado. Será inaugurado no dia 23 de fevereiro, a partir das 12h, o edifício que recebeu seu nome, na Rua Riachuelo 185 (anexo à FDUSP).
A nominação do Prédio foi aprovada por unanimidade em que reunião da Congregação (colegiado máximo da Instituição) em 29 de setembro de 2022. Logo após o falecimento do homenageado, em abril do mesmo ano.
Autor de obras fundamentais, como Elementos de Teoria Geral do Estado, foi pioneiro ao refletir sobre os rumos do Estado contemporâneo e atuou de forma decisiva na resistência ao regime militar, na luta pela redemocratização do país e na construção da Constituição de 1988. Sua trajetória também se destacou na vida pública, na atuação internacional e no compromisso permanente com a educação para a paz, a tolerância e a justiça social.
Para além de ter formado gerações de juristas, Dalmo formou filhos que contribuem para o ensino, alguns professores da Universidade de São Paulo, como Maria Paula Dallari Bucci. Na ocasião da aprovação Maria Paula assinalou: “Meu pai, de onde ele estiver, está muito alegre. Essa Faculdade era o xodó dele, tinha um carinho muito grande”.
O evento acontece no Edifício, com entrada pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio, nº 22 (Entrada do Edifício).
#fdusp #democracia #dalmodallari #direitousp