A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
SEM CATEGORIA
Quinta-Feira, 27 de Março de 2025
09:15
híbrido

Desafios da regulação das plataformas digitais

Os desafios da regulação das plataformas digitais é foco principal de série de palestras organizadas pelo Grupo Direito e Políticas Públicas da Faculdade de Direito da USP, coordenado pelo professor Diogo R. Coutinho, Direito Econômico e Economia Política da FDUSP. As atividades começam nesta quinta-feira (27 de março), em formato on-line, a partir das 09h15, e na Sala Luís Gama.

De acordo com o docente, o Brasil assiste a intensos debates acerca dos desafios regulatórios relacionados às plataformas digitais, atores-chave (e ainda um tanto desconhecidos) do capitalismo contemporâneo.

“As plataformas digitais a todo tempo criam novos mercados, influenciam comportamentos e, com isso, vêm causando mudanças profundas na sociedade. Mudanças essas que ainda estão por ser bem compreendidas”, escreve. Acrescenta que o mesmo ocorre no âmbito político e que uma regulação efetiva e transparente de empresas de tecnologia exige a concepção, desenho e implementação de novos instrumentos jurídicos, bem como de seus correspondentes arranjos institucionais de implementação, monitoramento e enforcement.

As atividades começam (27/03), às 09h15, com “Uma proposta de regulação econômica das plataformas digitais no Brasil”, com Alexandre Ferreira (Ministério da Fazenda). Para 10 de abril, 11h, está previsto “Concorrência e plataformas digitais”, com Camila Cabral Pires-Alves e Victor Fernandes, ambos do Cade.

24-04, 9h15, “Fake News e Eleições”, com Francisco Brito Cruz (IDP) e 11h00, “Plataformas digitais e infância”, Isabella Henriques (Instituto Alana)

Em 08 de maio, às 09h15, “Moderação de conteúdo e dever de cuidado”, com Beatriz Kira (University of cuidado Sussex/GDPP); e 11h: “Papel dos dados na economia e regulação digital, Fernanda Campagnucci (Internet Lab)

Dia 15/05, 9h15, “Novas relações de trabalho nas plataformas digitais”, Caetano Patta Barros (CEBRAP); e 11h, “Discriminação algorítmica”, Bianca Kremer (IDP). No dia 29/05, às 9h15, “Padrões obscuros e manipulação online”, e às 11h Vícios Digitais, ambos com Diogo R. Coutinho e Vitória Oliveira (GDPP).

Para 05 de junho, 9h15, está previsto “Plataformas Digitais, poder econômico e direitos humanos”, Paulo José Lara (Artigo 19), 11h, “Plataformas Digitais, poder econômico e participação”, com Camila Leite Contri e Luã Cruz (Idec) e Veridiana Alimonti (Electronic Frontier Foundation). Em 12/06, 9h15, “Novas fronteiras da regulação digital”, com João Brant (secretário de Políticas Digitais).

Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.

 

Assista, discuta, compartilhe: https://www.youtube.com/@direitoepoliticaspublicas8010

 

#fdusp #direitousp #direitodigital #politicaspublicas

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000