SEM CATEGORIA
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024
híbrido

Repensando o encarceramento por meio da educação

Repensar o encarceramento por meio da educação estará em debate segunda-feira (22/04), a partir das 19h, no Auditório Rubino de Oliveira, da Faculdade de Direito da USP. Organizado pelos grupos de extensão Nova Rota, Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC); Criminologia dos Condenados e a University of Westminster, tem à frente o professor Sérgio Salomão Shecaira.
Conforme destacam os coordenadores, Convict Criminology (criminologia dos condenados) é um projeto de criminologia crítica que nasceu nos Estados Unidos, mas tem muito sucesso na Universidade de Westminster de Londres. “A ideia central é fazer uma pessoa presa estudar questões concernentes ao encarceramento”, explica Shecaira.
De acordo com ele, assim como um negro vivencia o racismo, uma mulher vivencia a cultura do estupro, um preso vivencia as questões ligadas às consequências do encarceramento.
O docente da FDUSP afirmou que conheceu a experiência deles, visitou as prisões e fez seminários lá. Agora o Sacha Darke e o Andy Aresti (este professor, um ex-preso), professores encarregados do projeto, vêm ao país para participar do evento.
A extensão GDUCC-FDUSP trabalha com os presos, visitando-os e os ouvindo. Por sua vez, o Nova Rota tenta patrocinar o ensino para egressos do cárcere para ajudar na reintegração social. “No Brasil não há muita literatura sobre o tema”, diz.
Shecaira explica que o livro "Criminologia dos condenados e o futuro" traduzido ao português pela Maria Lucia Karam e editado pela Tirant lo blanch, trata sobre o tema. “Nosso projeto também é escrever mais um livro sobre o tema”, finaliza.

O Auditório Rubino de Oliveira fica no 1º andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.

Haverá transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=dfR95byiTO4