Para celebrar os 100 anos do professor Emérito José Afonso da Silva, Direito Constitucional da Faculdade de Direito da USP, a instituição faz extensa homenagem nesta quinta-feira, 08 de maio, a partir das 10h, na Sala da Congregação.
Além de comemorar esse marco histórico do centenário, será celebrada a contribuição do jurista para o direito constitucional brasileiro.
Referência na matéria, José Afonso é também o jurista com maior número de citações no Supremo Tribunal Federal. Nasceu em 30 de abril de 1925 e chegou a São Paulo em 1947.
É formado na FDUSP, em 1957, instituição pela qual cumpriu as etapas de Pós-Graduação até chegar ao cargo de professor titular. Além da docência, atuou durante vários anos como procurador do Estado de São Paulo, além de ter sido secretário da Segurança Pública do Estado de 1995 a 1999.
Foi nas salas de aula do Largo de São Francisco onde encontrou suas principais conquistas e superou desafios. Contribuiu para a formação de um enorme número de profissionais, deixando um legado a seus discípulos, ao passar seus conhecimentos.
Para além dos livros jurídicos, publicou romances e textos de natureza diversa. Esteve presente em momentos cruciais da história brasileira. Está entre os signatários da Carta aos Brasileiros
Sua relação com o STF pode ser destacada em diversos aspectos. As decisões na Corte frequentemente citam seu trabalho, especialmente sua obra "Direito Constitucional", para embasar suas decisões sobre a constitucionalidade de leis e normas. Pesquisa empírica realizada com dados entre 1988 e 2012 o colocaram em primeiro lugar na quantidade de aparições no STF.
Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP