A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
FDUSP. 200 ANOS DE HISTÓRIA, PROJETANDO O FUTURO
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
SEM CATEGORIA
Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2026
10:00
híbrido

Abertura do Jubileu do Bicentenário dos Cursos Jurídicos no Brasil

São 200 anos de história se posicionando como referência na formação do pensamento jurídico brasileiro. Fundada com a Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (instalada com a Faculdade de Olinda, atualmente do Recife) chega ao bicentenário em grande estilo.

Irá comemorar esse marco na história do Brasil de forma coletiva, com uma programação extensa e com a participação de representantes de diversos setores que ajudam e continuarão a ajudar a pavimentar essa trajetória.

A primeira, de muitas atividades que virão, está marcada para 10 de agosto, às 10h, com a Abertura do Jubileu do Bicentenário dos Cursos Jurídicos no Brasil. o encontro acontece no Salão Nobre, primeiro piso do Prédio Histórico.

Na abertura, o Reitor da USP, Aloísio Segurado, e a Diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara. Na formação da mesa de honra, ministros das Cortes Superiores. Estarão Edson Fachin (presidente do Supremo Tribunal Federal); do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman Benjamin; do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha; do Tribunal Superior do Trabalho, Vieira de Mello Filho. Com os magistrados, o diretor da Faculdade de Direito do Recife, Torquato Castro Júnior; e a presidente do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Púbicas e Gratuitas, Melina Girardi Fachin.

A Tribuna de Honra contará com o professor Emérito e ex-ministro Ricardo Lewandowski; a Professora e ex-diretora Ivette Senise Ferreira; o secretário-executivo da Comissão do Bicentenário, Rui Caminha; a presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Rita Lara; e o presidente de honra da Associação dos Antigos Alunos, ex-ministro Flávio Bierrenbach.

E muitos serão os convidados de honra na cerimônia que terá ainda de Comendas do Bicentenário.

Conforme explica a professora Ana Elisa Bechara, o Bicentenário celebra o marco da independência intelectual brasileira. “Com a criação dos Cursos Jurídicos, o País passou a refletir sobre si mesmo a partir de suas próprias instituições, que formaram gerações de grandes quadros. Inspirado na tradição de excelência, liberdade de pensamento e efervescência cultural, o Largo de São Francisco renova o compromisso com a produção do conhecimento, a formação humanista e a construção do futuro”.”

A criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827, por meio de uma lei assinada pelo imperador Dom Pedro I, instituiu as Faculdades de Direito no Largo de São Francisco (São Paulo) e outra em Olinda (Pernambuco). O objetivo era formar leis, governantes e profissionais brasileiros para estruturar o Estado recém-independente, rompendo a dependência da Universidade de Coimbra, em Portugal.

A FDUSP começou a funcionar nas dependências do Convento de São Francisco. A partir de então, começaram a surgir, grandes juristas pátrios, para construir a cultura jurídica brasileira no Império, para moldar a estrutura legal do Brasil.

Todos estão convidados para este e para os demais eventos que virão nos próximos meses.

 

Abertura do Jubileu do Bicentenário dos Cursos Jurídicos no Brasil

Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP

Dia: 10 de agosto

Horário: 10h

Largo de São Francisco, 95, Centro-SP, 1º andar

 

#fdusp #direitousp #bicentenario #200anosfdusp #200anosdehistoria

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000