O debate do trabalho por meio das plataformas, uma atividade marcada por alta informalidade e precariedade, já que os trabalhadores são geralmente classificados como autônomos e não possuem os direitos trabalhistas formais, apesar de estarem sujeitos ao controle algorítmico das plataformas, será foco do Congresso “O trabalho no mundo plataformizado: Contributos do Ipeatra”, que acontece no dia 12 de dezembro, das 08h30 às 18h, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira da Faculdade de Direito da USP.
Na ocasião estarão reunidos juristas, professores, representantes dos trabalhadores e de demais instituições para discutir os principais temas envolvendo a questão. Organizado pelo Núcleo de Estudos “O Trabalho Além do Direito do Trabalho”, coordenado pelo professor Guilherme Feliciano, em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho.
A mesa de abertura será composta por Maria Gugel e Hugo Melo, respectivamente, presidente e vice-presidente Ipeatra:; e Feliciano (NTADT/FDUSP). Na sequência acontece a palestra inicial e lançamento de livro, “A suprema corte contra trabalhadores e trabalhadoras”, com os autores e palestrantes Rodrigo Lacerda Carelli e Cassio Casagrande. Eliane Araque dos Santos (MPT) fará a mediação e Ivani Bramante (TRT2) os comentários.
O painel 1 será sobre “Análise de conjuntura - Trabalho no mundo plataformizado”. O painel 2, “Processos estruturais” terá palestras dos ministros do TST Alberto Balazeiro e Delaíde Alves Miranda Arantes.
Confira programação completa. Reverbere: https://encurtador.com.br/VZXN
#direitodotrabalho #fdusp #direitousp #uberizacao #plataformaaplicativo