Incentivar a pesquisa sobre aspectos constitucionais da Federação, entre graduandos, pós-graduandos e pesquisadores está entre os objetivos do Grupo de Pesquisa Estrutura Dinâmica do Estado Federal que recebe inscrições para novos integrantes.
Coordenado pelo professor Roger Stiefelmann Leal, Direito Constitucional da FDUSP, o grupo busca ainda examinar as relações entre a estrutura (desenho institucional) e a dinâmica (prática institucional) do Estado federal, de modo a permitir reflexões e estudos sobre a experiência federativa brasileira.
Bem como promover espaço de diálogo entre pesquisadores, permitindo que possam expor e debater o desenvolvimento de seus trabalhos e pesquisas. A cada semestre do GPEDEF é norteado por um conjunto específico de atividades.
Os interessados têm até dia 21 para efetuar a inscrição. Serão selecionados até dez pesquisadores para o primeiro semestre de 2025. Os pesquisadores assumem o compromisso de frequentar os encontros e realizar as atividades exigidas.
Poderão se candidatar para as vagas graduandos ou graduados em Direito, Ciências Sociais ou áreas afins. Será admitida a participação de alunas e de alunos de outras instituições de ensino no processo seletivo.