A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
SEM CATEGORIA
Segunda-Feira, 10 de Março de 2025
09:00
presencial

Litigância de grupos de consumidores no Japão ? Caso Universidade Médica de Tóquio

O Auditório Ruy Barbosa Nogueira da Faculdade de Direito da USP abriga no dia 10 de março, das 9h às 10h30, o evento “Litigância de grupos de consumidores no Japão – Caso Universidade Médica de Tóquio”. A ocasião será marcada pela palestra do professor Toshitaka Kudo, da Faculdade de Direito de Keio, Tóquio (Japão). Na mesa estarão os professores Kazuo Watanabe, Carlos Alberto Salles e Susana Henriques da Costa.
O evento faz parte de um convênio da Faculdade de Direito da USP com a Universidade de Keio, Japão, que já tem mais de 20 anos, sob responsabilidade de Watanabe.
O tema base da palestra será o caso de uma faculdade de medicina no Japão que foi condenada a pagar indenização a 13 mulheres por discriminá-las em exames de admissão. Na ocasião, a Universidade Juntendo (em Tóquio) estabeleceu requisitos mais rigorosos para alunas, alegando que as mulheres tinham melhores habilidades de comunicação do que os homens e tinham uma vantagem em entrevistas.
Na decisão, o juiz assinalou que os requisitos eram discriminatórios. Acredita-se que seja a primeira decisão desse tipo no Japão.
Em uma publicação, o jornal “Yomiuri” relatou como a universidade sistematicamente manteve a proporção de alunas em pouco menos de um terço, devido a preocupações sobre sua capacidade de continuar trabalhando depois de terem filhos.
As revelações geraram manchetes negativas em todo o mundo e levaram o Ministério da Educação a ordenar uma investigação urgente sobre suspeita de sexismo institucional em dezenas de escolas médicas.
Esse caso dará base aos debates. Não há necessidade de inscrição prévia. O Auditório Ruy Barbosa Nogueira fica no 2º andar do Prédio Histórico.
Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000