Reserve na agenda o dia 25 de fevereiro, a partir das 18h. A data será marcada pela cerimônia de posse da nova diretoria da Faculdade de Direito da USP. Eleitos, a diretora Ana Elisa Bechara e o vice-diretor Ronaldo Porto Macedo Jr. serão empossados solenemente pelo Reitor Aluísio Segurado, no Salão Nobre da Instituição.
Eles substituem, respectivamente, aos docentes Celso Campilongo (diretor) e Ana Elisa (que já é vice-diretora). A gestão será de 2026 a 2030.
Segunda mulher a dirigir a instituição em 200 anos de história, terá o desafio de preparar a SanFran para o bicentenário. Os eleitos irão comandar a mais importante e mais antiga Academia de Direito do Brasil: a SanFran foi criada juntamente com os Cursos Jurídicos no Brasil, em 1827.
Ana Elisa se diz muito feliz e honrada em estar à frente da FDUSP nesse momento tão especial em que comemorará o bicentenário. “É muito simbólico que a Faculdade seja representada por uma mulher, a segunda nesses duzentos anos. Que possamos trabalhar todos juntos, professores, estudantes e funcionários, pelos 200 anos!”, disse.
A diretora eleita tem realizado diversas reuniões para discutir com todas(os) (professores funcionários, representantes dos estudantes) os andamentos da gestão. São várias as propostas de governança, com implementação de atividades planejadas, de forma estratégica e transversal, com diálogo, valorização de talentos e (auto)crítica.
Ana Elisa Bechara é professora titular de Direito Penal e Vice-Diretora (mandato de 2022 a 2026). Graduada (1998), doutora (2004) e livre-docente (2011) pela FDUSP. Participa como investigadora de grupos internacionais de pesquisa. Entre os quais estão (I) Aporofobia y Derecho Penal, financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades (Espanha); (II) Crime e Castigo: História do Direito Penal e das Ciências Criminais, junto à Universidade de Lisboa; (III) International Academic Network for the Abolition of Capital Punishment (Espanha); e (IV) Red de Investigación Respuestas a la corrupción asociada al crimen organizado transnacional, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Colômbia.
Ronaldo Macedo é doutor em Direito (1997), mestre em Filosofia (1993), graduado em Direito (1985) e em Ciências Sociais (1987), todos pela USP, na qual é professor titular e livre-docente. Está no Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP. São várias as atividades dele no Exterior.
Largo São Francisco, 95, Centro-SP. O Salão Nobre fica no 1º andar.
#fdusp #direitousp #bicentenario #possediretoria