A história de luta pelos direitos humanos e de cidadania da jurista Sylvia Steiner ultrapassa barreiras. A antiga aluna da Faculdade de Direito da USP, esteve na primeira composição do Tribunal Penal Internacional, 2003 e 2012, sediada na cidade da Haia, e foi a única brasileira a exercer essa função.
A magistrada ministrará uma aula especial sobre os “Desafios da Justiça Penal Internacional”, na Sala Pedro Lessa da FDUSP, a partir das 11h.
É convidada da professora Ana Elisa Bechara, vice-diretora da SanFran, que conduzirá os trabalhos. Para Ana Elisa, é uma oportunidade única de aprender com uma das principais especialistas brasileiras que atuou em diversas entidades ligadas à defesa dos direitos fundamentais do ser humano. Dentre as quais está a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e o Instituto Interamericano de Direitos Humanos, com sede em San José da Costa Rica, vinculada à Organização dos Estados Americanos.
Foi Conselheira efetiva do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, tendo sido eleita sua vice-presidente por três mandatos consecutivos. Foi desembargadora federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
É autora do livro “Convenção Americana de Direitos Humanos e sua integração ao Processo Penal Brasileiro”, Editora Revista dos Tribunais. É ainda coautora das obras “Tribunal Penal Internacional”, “Direito Penal Empresarial”, e “REFIS - Aspectos Jurídicos Relevantes”.
A Sala Pedro Lessa fica no terceiro andar do Prédio Histórico. Não há necessidade de inscrição prévia.
#fdusp #direitousp #direitopenal #crimonologia #tribunalpenal #tpi #tribunalpenalinternacional