SEM CATEGORIA
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2023
presencial

Ruy Barbosa - Marcos de uma atuação plural

“Ruy Barbosa – Marcos de uma atuação plural” é a exposição que será inaugurada dia 23 de novembro, a partir do meio-dia, na Sala Visconde de São Leopoldo da Faculdade de Direito da USP. Composta por elementos que contam sua trajetória, a mostra marca o centenário de morte do jurista (em março de 2023), que trabalhou e atuou na construção do sistema de justiça do País.

Com ampla visão de futuro, tinha como objetivo maior a construção de um Brasil democrático e de respeito às garantias do cidadão brasileiro. Conforme destaca a diretora da Comissão do Museu da FDUSP, professora Ivette Senise Ferreira, trata-se de personalidade do mundo por seu pensamento aberto, sua erudição e sua atuação diplomática.

Baiano por nascimento, cultura familiar e ligação sempre cultivada com a terra natal; pernambucano pelo início de seus estudos jurídicos na Faculdade do Recife; fluminense por sua atuação política e residência por toda uma vida na capital do Brasil; foi também paulista pelo muito que amou e enalteceu a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na capital paulista.

A mostra traz os traços da formação recebida e a energia do progresso que via e sentia na então capital da província, depois Estado.

Os organizadores da instalação ressaltam que foi também com o apoio dos estudantes de São Paulo e de grupos políticos paulistas, que Barbosa se projetou como candidato à Presidência da República, com envergadura de estadista e defesa dos valores de igualdade de todos perante a lei e justiça social.

No centenário de sua morte, retoma-se a trajetória do grande jurista e homem público, tendo como eixo suas relações com a Faculdade de Direito e, a partir dela, com São Paulo. Além do registro de muitas de suas contribuições, a FDUSP guarda também quadro a óleo, do artista Henrique Távola, doado à SanFran por ocasião de seu falecimento.

A mostra destacará ainda que, para falar da trajetória, os passos de Barbosa em algumas de suas missões, viagens, lugares visitados e trechos selecionados de seus muitos discursos, buscando a repercussão desses momentos na Faculdade de Direito e em São Paulo.

O homenageado é também autor de obras como “Oração aos Moços”, discurso da turma de formandos da FDUSP. Produziu “Atos Inconstitucionais do Congresso e do Executivo ante a Justiça Federal”; “Cartas de Inglaterra”; “O Código Civil Brasileiro”; e “O Dever do Advogado”; dentre outras significativas publicações para o Brasil.

A Sala Visconde de São Leopoldo fica no primeiro andar do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.