Uma das principais e mais antigas bibliotecas jurídicas do País, com obras que ultrapassam o conceito do Direito, a Biblioteca da Faculdade de Direito da USP a completar duzentos anos em 2025 (é mais antiga que a própria FDUSP) promove mais um evento em comemorações ao seu bicentenário.
Trata-se da palestra “História, tinta e papel - Diálogos para o bicentenário da Biblioteca”, que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, a partir das 9h, no Auditório Rubino de Oliveira, a partir das 09h.
O evento acontecerá em formato híbrido – presencial, no Rubino, e online, no canal do YouTube.
A abertura caberá ao professor Celso Campilongo, diretor da FDUSP. Na sequência acontece “A história da Biblioteca”, com a bibliotecária Maria Lúcia Beffa. A museóloga é historiadora Heloisa Barbuy falará sobre “O patrimônio histórico da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco: uma visão sistêmica”.
No período da tarde, a partir das 14h, ocorre “Tipos de papéis na história”, com Fernanda Auada. Em seguida será a vez de “A presença da tinta ferrogálica em manuscritos da Biblioteca”, por Silvia Helena Gonçalves.
O dia 03/12 terá início, às 09h, com “Digitalização: um passo para o futuro em resgate e preservação ao passado”, com o professor Mauricio Zanoide de Moraes. Em seguida acontece “Acondicionamentos como medida de preservação para acervos de livros frágeis e raros”, com Rosana Maria Pinto. “Encadernação para a conservação de livros” ficará a cargo de Ligia Camillo.
Após o Intervalo, será a vez “Arquivos em biblioteca X o arquivo da Biblioteca. O caso da Biblioteca da FDUSP, com Ana Célia Navarro de Andrade. No painel seguinte, Ana Virginia Pinheiro falará de “Acondicionamentos como medida de preservação para acervos de livros frágeis e raros”.
As mediações ficarão a cargo de Rosaelena Scarpeline.
Serão emitidos certificados de participação aos inscritos que confirmarem presença em, pelo menos, 75% das palestras.
A Biblioteca Pública de São Paulo foi constituída pela união do acervo da Biblioteca do Convento de São Francisco com o da livraria de D. Mateus de Abreu Pereira, posta à venda após seu falecimento e arrematada em praça pela quantia de hum conto, quatrocentos e trinta mil, cento e quarenta réis.
A Biblioteca do Convento de São Francisco, anterior à fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil (11 de Agosto de 1827), era composta em parte pelo legado deixado à Ordem Franciscana pelo Bispo do Funchal, D. Luís Rodrigues Villares.
O Auditório Rubino de Oliveira fica no primeiro andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco 95, Centro-SP.