“O espírito de um tempo de lutas” faz um alerta contra o autoritarismo, que volta a rondar e ameaçar o Estado Democrático de Direito, no Brasil e em outras partes do mundo. A atenção é feita pelo professor Celso Campilongo, diretor da Faculdade de Direito da USP, no prefácio do livro do jornalista e historiador José Ruy Gandra.
A publicação, a ser lançada dia 14 de outubro, a partir das 18h00, na Sala Visconde de São Leopoldo da FDUSP, combina memórias pessoais, relatos de contemporâneos e registros históricos para narrar a efervescência política vivida entre 1976 e 1980.
O período foi marcado por desaparecimentos, mortes por tortura, passeatas, greves, a luta pela anistia e a reorganização do movimento estudantil.
Entre alguns dos momentos simbólicos, destaca a "Carta aos Brasileiros", lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Jr., em 1977, e a morte do jornalista Vladimir Herzog, que completa 50 anos neste 25 de outubro.
Voltando ao prefácio, “O espírito de um tempo de lutas” ressalta que, ao longo desses quase 200 anos, a Faculdade do Largo São Franscisco fez parte do cenário nacional e internacional. Ao mesmo passo, a turma 1976-1980 envolveu-se em muitas essas lutas. Dente as quais, a morte do jornalista Vladimir Herzog, a Lei Falcão, o renascer do movimento estudantil, a Carta aos Brasileiros, a invasão do campus da PUC-SP o Pacote de Abril, as primeiras greves após dez anos e a luta pela anistia
Lançamento
O espírito de um tempo de lutas
Dia 14 de outubro, às 18h.
Sala Visconde de São Leopoldo
Largo de São Francisco, 95, Centro-SP