Interessados em participar de pesquisa com o foco em investigação de matrizes da violência estrutural no Brasil com foco na intersecção entre economia, sociologia e Direito, podem participar do Grupo de Pesquisa e Extensão “Geografia e Geopolítica da Violência: Direito, Biopoder e Biopolítica”. As inscrições podem ser feitas até dia 18 de outubro.
Coordenado pelo professor Ari Solon, Filosofia e Teoria Geral do Direito, o grupo examina parte da noção de Oikonomia, oriunda da teologia política de Carl Schmitt, compreendida como um paradigma de gestão da vida, dos corpos e dos espaços. A subcoordenação é Luciano Braz da Silva, pós-doutorando pela FDUSP.
Estarão em debate os diálogos críticos entre os pensamentos de Carl Schmitt, Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Giorgio Agamben. A metodologia permite compreender como os mecanismos de governamentalidade se materializam na constituição dos sujeitos e dos campos sociais.
Os espaços e campos, internalizados nos indivíduos, não são abordados apenas como cenários das práticas sociais, mas como estruturas formadoras da autorreferência subjetiva, conforme a noção Bourdieusiana de habitus, que aqui é tensionada e ressignificada.
A partir de estudos de caso — que abrangem o encarceramento em massa, a militarização das periferias urbanas e as políticas de austeridade econômica — colocaremos sob o crivo da crítica da filosofia do direito as matrizes de governabilidade que, elevadas à condição de normas operacionais permanentes, legitimam formas de dominação estrutural, contínua e difusa, deslocando-se da exceção para uma lógica de gestão cotidiana da vida.
Mais informações e inscrições pelo e-mail: lucianobraz@usp.br
#fdusp #direitousp #biopoder #biopolitica