É difícil citar grandes juristas brasileiros sem passar por Antonio Junqueira de Azevedo, um dos principais nomes do Direito Civil. Foi professor e diretor da Faculdade de Direito da USP, onde se formou em 1962, ocupando o cargo de diretor entre 1990 e 1994. Foi, também, fundador da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, sendo seu primeiro diretor, logo após a criação, em 2007. Muitas são as contribuições que marcaram sua vida, até sua morte em novembro de 2009, aos 70 anos.
Para homenagear o legado do professor Junqueira, docentes do Departamento de Direito Civil da FDUSP organizaram evento de dois dias (31/10 e 01/11), das 09h30 às 13h00, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira. Na ocasião, irão destacar sua grandiosa produção acadêmica, que o coloca entre os maiores juristas da história do Brasil, bem como sua atuação como gestor.
A coordenação acadêmica é dos professores Fernando Campos Scaff e Claudio Bueno de Godoy, com organização de Fábio Melo Martins e Kleber Zanchim. Conta com o apoio do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).
A mesa de abertura será presidida por Godoy. As primeiras exposições será de Otavio Luiz Rodrigues Junior, com “Boa-fé objetiva nos contratos”; João Del Nero, “O Direito como Sistema de Segunda Ordem”; e Francisco Marino: “O contrato e seus valores”.
O segundo painel estará a cargo de Silvia Rocha; com exposições de Flávia Püschel: “Reponsabilidade de terceiros na violação do contrato”; e Kleber Zanchim: “Negócio jurídico: existência, validade e eficácia”.
No segundo dia; os trabalhos serão abertos por Fernando Campos Scaff e Fábio Martins. O terceiro painel terá presidência de Bruno Maggi. Os expositores serão Marco Fábio Morsello: “Contratos existenciais e de lucro”; e Silmara Chinellato: “A vida, a dignidade da pessoa humana e a existência do direito supralegal”.
Por sua vez, o quarto painel, “O Pensamento de Junqueira para além do Direito Civil”, será presidido por Paulo Doron de Araujo. Os painéis estarão a cargo de Otávio Pinto e Silva: “Junqueira e o Direito do Trabalho”; Flávio Luiz Yarshell: “Junqueira e o Processo Civil”; Juliana Krueger Pela: “Junqueira e o Direito Empresarial’; e Ignácio Poveda: “Junqueira gestor (Faculdades de direito da USP – SP e RP)”.
Fecham os trabalhos Fernando Campos Scaff, Claudio Godoy, Fábio Martins e Kleber Zanchim.
Inscreva-se, participe. Reverbere: https://encurtador.com.br/9BnGw
#fdusp #direitousp #direitocivil #usp #fdribeiraopreto