A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
SEM CATEGORIA
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023
18:00
presencial

Direito Civil Comparado ? Itinerários

Espaço de debates, de ideias e de ideais; e de apresentação de obras importantes para o mundo jurídico, a Sala Visconde de São Leopoldo da Faculdade de Direito da USP abriga nesta quinta-feira (21/09), a partir das 18h, o lançamento do livro “Direito Civil Comparado – Itinerários”, que recebeu a contribuição de professores da FDUSP.

Organizado por Maria Cristina de Cicco e Rafael Marinangelo, o trabalho tem texto de Antonio Carlos Morato (DCV) e do ministro Luís Felipe Salomão (STJ). A apresentação é assinada pelo docente Cláudio Bueno de Godoy (DCV-SanFran).

“Ocioso dizer sobre as identidades genéticas dos sistemas privatísticos de Brasil e Itália. Mas, mesmo do ponto de vista das respectivas codificações, é sabida a influência que o CC italiano (ao lado do CC português) teve na elaboração do Código brasileiro de 2002”, escreve Godoy. “Não foi rara a situação de quase completa reprodução, até, do texto peninsular no atual CC pátrio. Basta pensar, por exemplo, no capítulo acrescido ao Código brasileiro relativo ao contrato estimatório”, acrescenta.

Conforme destacam os organizadores, a intersecção entre o Direito Civil brasileiro e o italiano não constitui novidade para os estudiosos da matéria. Este efeito se faz sentir, sobretudo, na ampla acolhida da doutrina consagrada por Pietro Perlingieri, sobre o Direito Civil na legalidade constitucional, que tanto contribuiu para a mudança de perspectivas interpretativas no ordenamento jurídico nacional.

“Toda importação doutrinária, entretanto, merece cautela e profundo conhecimento dos elementos de origem, a fim de proporcionar a perfeita acomodação de vertente de pensamento surgida em contexto histórico-social diverso daquele que o acolhe. Tanto é assim, que não é incomum deparar-se com exageros na aplicação de certos conceitos, institutos ou metodologias, a ponto, inclusive, de desvirtuar sua originária ideação”, escrevem.

O intuito idealizado é o de proporcionar ao leitor uma visão mais aprofundada sobre pontos sensíveis do diálogo jurídico entre Brasil e Itália. A obra é composta por artigos de professores italianos e brasileiros sobre temas criteriosamente escolhidos.

 

A Sala Visconde de São Leopoldo fica no primeiro andar do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.

 

Saiba mais sobre a obra. Compartilhe: https://encurtador.com.br/fgsL7

 

#fdusp #direitousp #lancamento #direitocivil

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000