O Auditório Ruy Barbosa Nogueira da Faculdade de Direito da USP abriga nesta terça-feira (05 de novembro), das 09h às 12h, o workshop “Políticas judiciárias de enfrentamento à violência contra as mulheres: a questão da competência híbrida”.
O evento tem por objetivo apresentar e discutir estudos acadêmicos e institucionais relativos ao tema da competência híbrida em unidades judiciárias com competência para processar e julgar casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres e meninas. Nessa direção, pretende-se criar um espaço de diálogo entre acadêmicas e profissionais do Poder Judiciário, com histórico de atuação ou pesquisa na área do workshop, que favoreça a construção de metodologias e estratégias de fortalecimento das políticas judiciárias de enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas.
Tem público-alvo pesquisadoras e pesquisadores, magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça, profissionais em geral que atuam em temáticas de gênero, violência doméstica e políticas públicas em direitos humanos.
A mesa de abertura (9h) terá como tema “Fundamentos para a defesa da hibridez nas unidades judiciárias com competência em violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas”, com palestra da professora Fabiana Severi (FDRP-USP) e Cecília Asperti (FGV-SP), terá mediação da professora Susana Henriques da Costa (FDUSP). O tema da mesa 2 (10h) será “Pesquisas e dados sobre a competência híbrida na Lei Maria da Penha”.
Segundo andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.