A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
SEM CATEGORIA
Quinta-Feira, 13 de Junho de 2024
10:00
hibrido

Homenagem aos 90 anos do professor Manoel Gonçalves Ferreira Filho

Partes da história do Direito Constitucional do Brasil serão contadas nos próximos dias, até dia 21/06, no Auditório Goffredo da Silva Telles Jr. da Faculdade de Direito da USP, em “Constituição, Direito, Estado de Direito e Democracia nos 90 anos de Manoel Gonçalves Ferreira Filho”. Durante dez aulas da Pós-Graduação da SanFran, professores da Casa e de outras instituições, e especialistas na matéria, estarão reunidos para homenagear o professor Sênior e ex-diretor da FDUSP Manoel Gonçalves, que completará 90 anos em 21 de junho próximo.

Foram vários os anos que Maneco, como era carinhosamente chamado pelos amigos, entrou nas salas da São Francisco para ministrar aulas sobre constitucionalismo, recheadas por debates. É dele, também, vasta publicação de obras do Direito Constitucional Brasileiro.

Chegou ao cargo mais importante da carreira acadêmica em 1969, quando concorreu à cátedra de Direito Constitucion.al na FDUSP, vencendo com a tese “Do processo legislativo” o concurso para se professor titular da mais tradicional escola jurídica brasileira, com apenas 35 anos. Instituição na qual foi diretor entre 1973 e 1974.

Tem um legado de ter formado um número expressivo de juristas que com ele aprenderam, e hoje são nomes importantes do sistema constitucional brasileiro e em outras matérias.

No evento, de 10 a 14 e 17 a 21/06, a abertura dos trabalhos caberá ao ministro do STF Gilmar Mendes e ao Procurador Geral da República, Paulo Gonet, com os temas “O Direito Constitucional brasileiro na contemporaneidade e o pensamento de Manoel Gonçalves Ferreira Filho”. Seguido pelo debate do “Ideias para a nova constituição brasileira”, do homenageado.

Os painéis, que poderão ser acompanhados pelo Canal do YouTube da Faculdade, reunião entre os professores da FDUSP, José Levi do Amaral, Roger Leal, Elival Ramos, Fernando Menezes de Almeida; Carlos Bastide Horbach; e Rubens Beçak, da FDRP-USP. Entre os docentes de outras instituições e personalidades do mundo jurídico estarão José Renato Nalini; Paulo Adib Casseb; Jorge Lavocat Galvão; e demais.

As aulas serão pautadas pelos debates de livros e publicações, como “O anteprojeto dos notáveis”; “A reconstrução da democracia”; “A nova Constituição de 1988?”; “Estado de direito e constituição” e outras.

 

Confira programação: https://encurtador.com.br/ZnNSC

No YouTube: https://www.youtube.com/@FaculdadedeDireitodaUSP

 

#fdusp #direitousp #direitoconstitucional #constituicao #homenagem #direitodoestado #estadodedireito

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000