Uma das medidas mais incentivadas pelo Judiciário, e desde sempre defendida pelo professor Kazuo Watanabe, docente sênior da Faculdade de Direito da USP, as soluções consensuais de conflitos estarão em debate no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, nos dias 24, 25 e 26 de março. A ocasião será marcada pelo “III Encontro Nacional: Tratamentos adequados e soluções consensuais dos conflitos pelo sistema de Justiça”, reunindo diversas entidades da sociedade civil.
Conforme ressalta Watanabe, a mediação é mais adequada para a solução dos conflitos de natureza subjetiva, em que as partes têm relação com duração no tempo, como relações de família, de sociedade, de locação, de empresas com seus fornecedores ou clientes. “Nessa espécie de relação jurídica é importante que a solução do conflito se dê com a preservação do relacionamento preexistente entre as partes”, acredita.
Watanabe estará na mesa de abertura, a partir das 09h, ao lado do diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, a ministra Ellen Gracie; Celso Mori, presidente do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciárias; Rafael Cervone, presidente do CIESP; e a docente Maria Tereza Sadek.
A palestra de abertura, sobre “Vantagens e Virtudes das Soluções Consensuais”, será feita por Rafael Cervone; na sequência acontece “Prevenção de litígios nas empresas”. O tema da mesa 2 será sobre “Soluções Pacíficas de Conflitos Comunitários”. A mesa 3:
A mesa de “A Mediação e os Conflitos nas Relações de Trabalho” terá presidência de mesa de Antonio Rodrigues de Freitas Junior, docente da FDUSP.
Entre os demais temas, no segundo dia serão abordados “Mediação e Educação: Política Pública e Atuação Concreta”; “Mediação e os Povos originários”; “Meios Consensuais em Conflitos individuais do Consumidor”; “Meios Consensuais na Recuperação Judicial,Extrajudicial e Falência”; “Meios Consensuais no Superendividamento do Consumidor”; “Mediação com Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (Pessoas Idosas, com Deficiência, Crianças e Adolescentes)”.
No dia 26 as mesas tratarão de “Mediação de Conflitos Empresariais”; “Mediação Escolar e Programas de Mediação Escolar”; “Mediação de Conflitos: a Experiência dos Conselhos e Associações”; “Contribuições das Câmaras para o Desenvolvimento da Mediação Empresarial”; “Balanço do Lançamento do Pacto de Mediação” e a cerimônia de encerramento.
Inscreva-se, participe. Reverbere: https://encurtador.com.br/l5h23
#fdusp #direitousp #conciliacao #mediacao #judiciario