“O Guardião da Constituição, 100 anos antes do debate Kelsen-Schmitt: Origens da metáfora no constitucionalismo sul-alemão do século XIX” é tema de debate que acontece dia 25 de julho na Faculdade de Direito da USP, a partir das 19h. O convidado para o debate é o professor Ricardo Spindola Diniz, pesquisador do Instituto Max Planck e doutor pela FDUSP.
Coordenado pelo professor Lucas Amato, Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP, o evento acontece no Auditório Ruy Barbosa Nogueira. De acordo com os organizadores, o "guardião da Constituição" e a atribuição deste papel ao Supremo Tribunal Federal têm profundas origens nessa tradição.
Nessa direção, trata-se de uma ocasião para aprofundar as reflexões sobre história do direito no plano transnacional.
Doutor pela FDUSP, Diniz defendeu o tema “Direito como texto e sistema: historicidade e significado da interpretação jurídica contemporânea”. Entre suas publicações estão “Hans Lindahl, Autoridade e a globalização da inclusão e exclusão” e “Fabian Steinhauer, Derrida, Luhmann, Steinhauer: acerca de uma retórica contemporânea”.
Os debates terão participação dos pesquisadores da pós-graduação da FDUSP Rodrigo Marchetti Ribeiro e Vinicius Naguti Resende.
O Auditório Ruy Barbosa Nogueira fica no 2º andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.
Vagas presenciais e remotas, com direito a certificado.