Graduou-se pela Faculdade de Direito da USP e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) – a atual Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), em 1969. No mesmo ano, mudou-se para Portugal e iniciou mestrado em Ciências Político Econômicas na Faculdade de Direito de Coimbra, focando no tema de direito dos tratados.
Contratado em 1970 para lecionar na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, voltou ao Brasil e em 1971 tornou-se também professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde em 1973 obteve título de Doutor com tese sobre problemas na relação entre tratados, constituições e a convenção de Viena. Em 1975 tornou-se livre docente em Direito Internacional.
Lecionou na Faculdade de Direito, História e Serviço Social da UNESP de 1988 a 1990, chegando ali ao cargo de Professor Titular.
Desde 1993, é professor Sênior de Direito Internacional Privado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo exercido a diretoria dessa instituição de 2006 a 2009.
Em novembro de 2009 foi nomeado ao cargo de reitor da Universidade de São Paulo, após ser o segundo candidato com mais votos no processo eleitoral da universidade.
Nasceu em São Paulo, em 1º de setembro de 1945