A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
DIRETOR
Celso Fernandes Campilongo

Celso Fernandes Campilongo

2022/2026

Eleito para comandar a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na gestão 2022/2027, Celso Fernandes Campilongo assumiu a diretoria logo após o final da pandemia de covid-19, tendo como início de gestão o desafio de organizar a instituição para a retomada das aulas presenciais, após longo período de isolamento social e de aulas online.

Desafios estes que trouxeram outras preocupações, como a segurança na região central de São Paulo, o que o levou – em conjunto com a vice-diretora, Ana Elisa Bechara –, a realizar diversas reuniões com órgãos e instituições representativas e responsáveis pela Segurança Pública no entorno da FDUSP, visando garantir o ir e vir de estudantes, servidores e docentes. Também tem a gestão (ainda em andamento) marcada pela primeira turma na SanFran formada por estudantes cotistas.

Um dos pontos fortes no primeiro ano de comando na instituição foi a defesa intransigente da Democracia. No período de ataques do então presidente da República (Jair Bolsonaro) ao sistema eleitoral, organizou em agosto de 2022 (ao lado de antigos alunos, de Ana Bechara e do ex-diretor Floriano de Azevedo Marques Neto) a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre!”, que formou uma corrente, com mais de um milhão de assinatura (as adesões tiveram de ser encerradas por conta do período eleitoral).

A vigilância permanente às garantias institucionais e constitucional, fez também que organizasse ato em defesa da democracia logo após os ataques aos Prédios dos Três Poderes. Um dos momentos mais tristes da história do Brasil.

Agora, começa a preparar a Faculdade para as comemorações de seu bicentenário (a FDUSP foi criada juntamente com os Cursos Jurídicos no Brasil, em 1827), além de manter e ampliar programas de preservação do patrimônio histórico e de ajuda aos alunos, como os projetos “Adote uma Sala”, que permite a reforma e manutenção dos espaços, “Adote um Aluno” e “Sempre SanFran”, voltados a ajudar os estudantes vulneráveis a manterem o foco nos estudos.

Também está à frente da construção da nova Biblioteca da FDUSP, inspirada em instituições modernas de universidades de primeira linha. Além de amplo volume de conteúdo, terá salas de estudos e de leitura com boa infraestrutura, bem como excelente auditório.

Outro ponto de destaque está no suporte à política de inclusão, modernizações na Graduação e na Pós-Graduação. Busca ainda potencializar parcerias com instituições nacionais e internacionais visando ao aprimoramento dos docentes, bem como a internacionalização da Faculdade.

 

Currículo

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1980), também concluiu Mestrado (1987) e Doutorado (1991) pela mesma instituição. É Livre-docente (1999) pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Titularidade (2011) pela FDUSP.

Foi vice-diretor eleito na FDUSP (mandato de março de 2018 a fevereiro de 2022), coordenador reeleito do Núcleo de Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação da PUC-SP (2021 - 2023) e coordenador acadêmico dos grupos de extensão universitária Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU-USP: SAJU-Frente Cidade), Núcleo de Estudos em Concorrência e Sociedade (NECSO - https://necsousp.com ) e Núcleo de Direito à Cidade (Departamento Jurídico XI de Agosto).

Coordenador-Geral da Enciclopédia Jurídica da PUC-SP, juntamente com os Professores André Luiz Freire e Álvaro de Azevedo Gonzaga https://enciclopediajuridica.pucsp.br/  .

É membro das Academias Brasileiras de Direito Notarial e Registral. É "Associado Honorário" do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). É conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (CONJUR) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). É Membro do Colégio de docentes do Programa de Doutorado "Direito e Sustentabilidade” da Università del Salento (Itália). Foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE - 2000-2002) e Secretário-Executivo do Ministério da Justiça (2002).

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000