CCinN-FD - A ComissĂŁo
DIRETOR
Floriano de Azevedo Marques Neto

2018/2022

Eleito para comandar a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Floriano de Azevedo Marques Neto assumiu a diretoria tendo à frente o desafio de preparar a tradicional Academia de Direito do País para o futuro. Estabelece, portanto, uma gestão democrática, de portas abertas para o diálogo aos professores, servidores, alunos, antigos alunos e todos aqueles dispostos a contribuir ao engrandecimento institucional.

Para além de deixar a Faculdade pronta para as comemorações do bicentenário – a SanFran foi criada juntamente com os Cursos Jurídicos no Brasil, em 1827 –, implantou e dá seguimento a programas de preservação do patrimônio histórico e de ajuda aos alunos. Dessa forma, incentiva e amplia projetos como “Adote uma Sala”, que permite a reforma e manutenção dos espaços, e “Adote um Aluno”, voltado a ajudar os estudantes vulneráveis a manterem o foco nos estudos. Aliada à questão de dar todo o suporte de aula, trabalha constantemente para oferecer uma mudança de grade, cujo objetivo é cativar cada vez mais os ingressantes na Faculdade.

Também está à frente da construção da nova Biblioteca da FDUSP, inspirada em bibliotecas modernas de universidades de primeira linha. Além de amplo volume de conteúdo, terá salas de estudos e de leitura com boa infraestrutura, bem como excelente auditório.

Políticas afirmativas

Da tradição à ruptura, entre passado, presente e futuro, Marques Neto é entusiasta da diversidade trazida pelas políticas afirmativas que vêm ganhando força durante sua gestão. Especialmente em 2021, quando o cenário da FDUSP mudou com mais da metade dos calouros (oriundos do Sisu ou da Fuvest), com renda familiar bruta entre um e cinco salários mínimos. Essa diversificação levou para dentro da faculdade novas pautas, novos problemas, novas percepções sociais, novas demandas e novas capacidades.

Aliado às missões corriqueiras, seu mandato é marcado pela pandemia de covid-19, a promover alterações de conceitos mundiais. Ou seja, teve de enfrentar a obrigatoriedade do bom ensino via on-line. O que poderia interferir nas grandes propostas de dar continuidade e suporte à política de inclusão, modernizar a faculdade e concluir o processo de reforma na graduação e na pós-graduação. Esses projetos estão em pleno andamento e, para enfrentar o isolamento, promoveu ações fundamentais de antecipação do uso de ferramentas tecnológicas.

Sua gestão é marcada ainda por reuniões abertas aos alunos, com o debate de temas essenciais à Graduação à Pós-graduação. Outro avanço voltado aos discentes é a aprovação, na Congregação, de uma metodologia de avaliação dos professores.

Ainda no quesito informação, colocou no ar o novo Portal da FDUSP, mais dinâmico, interativo e voltado para as novas regras de transparência.

A obra intelectual do diretor é ampla, especialmente na contribuição para a sociedade, ampliando assim uma das marcas da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Professor titular e advogado, é autor de diversa literatura jurídica, com mais de 15 livros publicados. Escreve sobre temas do Direito Administrativo, Concessões, Regulações estatais, Parceria Público-Privadas Instrumentos do Fortalecimento do Estado e demais, inclusive com traduções para outros idiomas. Tem autoria de inúmeros artigos científicos e de contribuição para as legislações brasileiras; dentre as quais a recente Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lindb).

Floriano é graduado (1990), doutor em Direito (1999) e livre-docente em Direito Administrativo (2008) pela Faculdade de Direito da USP. Iniciou sua carreira como docente, na FDUSP, em 2002. Alcançou o título de professor titular de Direito do Estado, em 2013.

Faculdade de Direito - Universidade de SĂŁo Paulo
Largo SĂŁo Francisco, 95