A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÃCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÃCIAS
DOCENTES
GRADE HORÃRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÃGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÃRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÃGINA INICIAL
CALENDÃRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÃCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÃRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÃCIAS
INICIAÇÃO CIENTÃFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÃCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÃTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
DOCENTE
Adriana Regina Sarra de Deus, Faculdade de Direito da USP

Adriana Regina Sarra de Deus

(11) 31114014

Professora Doutora de Direito do Comércio Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel (2014), Mestre (2018) e Doutora (2022) pela FDUSP. Tem experiência na área de contratos internacionais e métodos de resolução de disputas, incluindo arbitragem e dispute board. Diretora do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC). Coordenadora da Liderança Setorial de Mediação e Arbitragem do InfraWomen Brasil (IWB). Coordenadora do Grupo de Estudos em Arbitragem e Direito da Construção do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Advogada e árbitra.

 

DIN
Direito Internacional e Comparado
LINHA DE PESQUISA
PROJETOS
PRODUÇÕES

DIN0441 – Direito do Comércio Internacional [1º sem. 2025]

Disciplina cujo objetivo é o estudo dos instrumentos jurídicos internos, internacionais e transnacionais que influem sobre a composição do ambiente institucional em que se inserem as transações econômicas internacionais, de modo a possibilitar a compreensão e a articulação de estratégias regulatórias e privadas de incremento da certeza e segurança das relações comerciais transnacionais. Pretende-se, especificamente: (i) apresentar o desenvolvimento histórico das instituições internacionais, com ênfase no sistema criado depois da II Guerra Mundial e suas alterações atuais; (ii) desenvolver aspectos teóricos da incerteza e insegurança de fundo institucional, derivada da natureza internacional das transações, como pano de fundo para a compreensão do Direito dedicado a estabilizá-las; (iii) discutir formas concretas de estabilização, como o uso correto dos Direitos internos, a escolha de jurisdição, a escolha de lei aplicável, cláusulas contratuais voltadas a estabilizar, nova lex mercatoria e estrutura da fase pré-contratual; e (iv) discutir a temática da contratação internacional relacional e complexa, com ênfase nas dificuldades de lidar com culturas jurídicas distintas.

 

DIN0540 – Temas Avançados de Direito do Comércio Internacional e Arbitragem [2º sem. 2024]

Disciplina cujo objetivo é a realização de leituras e discussões de trabalhos clássicos e recentes em Direito do Comércio Internacional e arbitragem internacional para a identificação e compreensão das temáticas importantes e relevantes no contexto atual. Pretende-se, especificamente: (i) formar e atualizar o pensamento sobre o Direito do Comércio Internacional a partir da compreensão do instrumental jurídico internacional, com ênfase no Direito uniforme e na nova lex mercatoria; (ii) realizar a leitura e discussão de textos fundamentais para a compreensão do Direito do Comércio Internacional e da arbitragem internacional; (iii) realizar a leitura e discussão de textos recentes, escolhidos pelo docente a cada nova oferta da disciplina e (iv) levantar, indicar, ler e discutir textos, com seleção pelos discentes e docente a partir das bases oferecidas pela Universidade.

O papel dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento na criação de uma lex constructionis e sua aceitação na realidade contratual brasileira

Pesquisa cujo objetivo é verificar: (i) se as políticas de contratação de obras publicadas pelos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento de fato consubstanciam práticas uniformes para fins de caracterização de uma lex constructionis; e (ii) se a realidade jurídica brasileira, nos contratos de construção financiados com recursos de MDBs, de fato aceita e implementa essas práticas. Pretende-se verificar, em especial, as práticas atinentes aos seguintes temas: (i) adoção de contratos-padrão (standard contracts) publicados por entidades profissionais; (ii) métodos de resolução de disputas (incluindo a previsão de dispute boards e arbitragem internacional ou doméstica); e (iii) mecanismos contratuais de governança para lidar com as incertezas que caracterizam a incompletude dos contratos de construção.

SARRA DE DEUS, Adriana Regina; MONTINO, Leonardo Feres. Cláusulas de dispute board: natureza e regime jurídico dos prazos para apresentação de disputa e de notificação de insatisfação. In: REVISTA DOS TRIBUNAIS. Dispute Board: Prevenção e resolução de conflitos de alta complexidade. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2024, pp. 73-94.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina; YOKOTA, Lara Fernanda. Comentários ao Artigo 44. In: WEBER, Ana Carolina; LEITE, Fabiana de Cerqueira Leite. (Org.). Lei de Arbitragem Comentada: Lei nº 9.307/1996. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2023, pp. 455-459.

 

CUNHA FILHO, Alexandre Jorge Carneiro da; SARRA DE DEUS, Adriana Regina. Comentário geral ao Capítulo III - Do Controle das Contratações. In: CUNHA FILHO, Alexandre Jorge Carneiro da; PICCELLI, Roberto Ricomini; ARRUDA, Carmen Silvia L. de (Org.). Lei de Licitações e Contratos Comentada: Lei nº 14.133/2021.São Paulo: Quartier Latin, 2022, v. 3, pp. 509-545.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina. Cláusulas back-to-back: tipologia e regime jurídico. São Paulo: Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2022. Tese de Doutorado em Direito Civil.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina. Arbitrabilidade objetiva e Administração Pública: quais matérias podem ser arbitradas? Revista Brasileira de Arbitragem, v. XVIII, p. 10-46, 2021.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina. Os subcontratos no direito brasileiro: panorama atual e questões controversas. In: RAMUNNO, Pedro Alves Lavacchini (Org.). Contencioso societário e novas perspectivas no direito empresarial. São Paulo: Quartier Latin, 2021, pp. 445-488.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina. O contrato de EPC: engineering, procurement and construction. São Paulo: Almedina, 2019.

 

CUNHA FILHO, Alexandre Jorge Carneiro da; SARRA DE DEUS, Adriana Regina. Compliance nas estatais: notas sobre o sistema de controle e seus desafios contemporâneos. Revista de Direito Recuperacional e Empresa, v. 14, p. 1-24, 2019.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina. O papel das fontes do direito na formação do regime contratual. In: CUNHA FILHO, Alexandre Jorge Carneiro da; ISSA, Rafael Hamze; SCHWIND, Rafael Wallbach. (Org.). Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – Anotada. São Paulo: Quartier Latin, 2019, v. 1, pp. 267-274.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina. Contrato de EPC (engineering, procurement and construction): determinação do regime jurídico. São Paulo: Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado em Direito Civil.

 

COSTA, José Augusto Fontoura; SARRA DE DEUS, Adriana Regina. A tipicidade contratual legal e os negócios internacionais. In: Luiz Olavo Baptista; Debora Visconte; Mariana Cattel Gomes Alves. (Org.). Estudos de Direito: uma homenagem ao Prof. José Carlos de Magalhães. 1ed.São Paulo: Atelier Jurídico, 2018, v. 1, p. 587-607.

 

SARRA DE DEUS, Adriana Regina. Responsabilidade civil dos empreiteiros e construtores. Revista de Direito Privado, São Paulo, v. 79, jul. 2017, p. 101-130, 2017.

> Currículo Lattes
> VOLTAR
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000