É professor associado do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Obteve os títulos de bacharel, mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo, em 1986, 1992, 1998 e 2011, respectivamente. É, também, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desde 2013, tendo ingressado pelo quinto constitucional do Ministério Público. Foi visiting scholar na Universidade de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos, em dois períodos: no ano letivo de 1996/1997 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2008.
Graduação
Ministra disciplinas regulares de Direito Processual Civil em bases rotativas, acompanhando as turmas. No semestre passado (2021-2), ministrou Direito Processual Civil 3: teoria geral dos recursos e das execuções (DPC0322), Mediação e Conciliação Judiciais e Extrajudiciais (DPC0438) e Introdução ao Estudo dos Meios de Solução de Controvérsias (DPC0112). Neste semestre (2022-1), ministrará Provas em Espécie (DPC0437) e Mediação e Conciliação Judiciais e Extrajudiciais (DPC0438).
É coordenador das seguintes atividades de Cultura e Extensão: Núcleo de Estudos de Mecanismos de Solução de Conflitos (NEMESC), Grupo de Negociação da USP (GNUSP) e da equipe da Faculdade de Direito nas competições da CAMARB.
Pós-graduação
Pesquisa empírica: Instituições e Processos Judiciais
Litigiosidade Repetitiva: Diagnóstico, Causas e Possibilidades de Tratamento Adequado
- Linha I: Meios e técnicas de solução adjudicada e não adjudicada de controvérsias. Efetividade da tutela jurisdicional.
- Linha II: Estudo dos conflitos e das respectivas formas de prevenção e solução.
- Linha I: Meios e técnicas de solução adjudicada e não adjudicada de controvérsias. Efetividade da tutela jurisdicional.
- Ementa: a) Impactos distributivos do processo civil – processo civil e políticas públicas – capacidade institucional do Judiciário e o processo estrutural – o processo civil na proteção de grupos vulneráveis e minorias – mecanismos decisórios e de representação no processo; b.) A vulnerabilidade no processo – paridade de armas – justo processo civil – instrumentalidade metodológica e pesquisa empírica.
- Professores participantes: Carlos Alberto de Salles e Susana Henriques da Costa
- Linha II: Estudo dos conflitos e das respectivas formas de prevenção e solução.
- Ementa: O fenômeno da litigância repetitiva – mecanismos processuais para seu tratamento – respostas consensuais e respostas adjudicatórias – a técnica dos casos repetitivos e a técnica do processo coletivo – litigantes habituais (repeat players) e litigantes ocasionais (one shooters) – representatividade adequada e déficit de representação processual – o Judiciário como agente institucional interessado: limites e possibilidades –impactos do tratamento por meio de inteligência artificial – análises jurídicas e empíricas do fenômeno.
- Professores participantes: Carlos Alberto de Salles, Susana Henriques da Costa e Kazuo Watanabe
É autor dos livros Arbitragem em Contratos Administrativos (Forense, 2011) e Execução Judicial em Matéria Ambiental (Revista dos Tribunais, 1998), respectivamente, suas teses de livre-docência e de doutorado.
Publicou, também, como organizador, as obras Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem: Curso de métodos adequados de solução de controvérsias (Editora Forense, 4ª edição, 2021, em cooperação com outros organizadores), As grandes transformações do Processo Civil Brasileiro: estudos em homenagem ao professor Kazuo Watanabe (Editora Quartier Latin, 2009) e Processo Civil e Interesse Público: o processo como instrumento de defesa social (Editora Revista dos Tribunais, 2003). Coordenou, ainda, a tradução do livro O Direito como Razão Pública, do professor Owen Fiss, da Universidade de Yale (Editora Juruá, 2017).
Disponibiliza publicações no ResearchGate: https://www.researchgate.net/
https://www.facebook.com/Acesso-E-Repetitivos-Usp-479973416154713/
Instagran
https://instagram.com/acessoerepetitivos?utm_medium=copy_link
Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq