Graduou-se em 1978 na Faculdade de Direito da USP, onde também obteve o título de mestre. E é doutor em Direito Processual pela Universidade de Roma (Itália).
Em 1987, por meio de concurso, conquistou a livre-docência para a Faculdade de Direito da USP, chegando ao cargo de professor titular em 2006 em Processo Civil.
Regente das disciplinas Direito Processual Civil (desde 1988), no Curso de Graduação; História do Processo Civil Romano, Canônico e Lusitano (desde 1989) e Objeto litigioso do processo civil (desde 1999), no Curso de Pós-Graduação.
Em sua gestão trabalhou para integrar o Edifício Histórico no Largo de São Francisco e os anexos, com conforto e segurança. Além disso, visou a reformulação da grade curricular. De igual forma, deu os passos iniciais para a implantação do projeto Adote uma Sala, cujo objetivo é modernizar as salas e os espaços do Prédio Histórico.
A extensa a contribuição para o mundo jurídico marca sua trajetória acadêmica. Ademais, é efetiva a participação no Código de Processo Civil de 2015. Registra entre as principais obras escritas, “Processo civil e ideologia: Subsídios estratégicos ao advogado do contencioso. 1. ed. São Paulo: Marcial Pons, 2019. 340p; Piero Calamandrei: Vida y obra, Contribución para el estudio del proceso civil. 1. ed. Barcelona, España: Librería Bosch Editor, 2019. 151p; A Cátedra de processo civil no Largo de São Francisco. 1. ed. São Paulo: Migalhas, 2020. 213p; e Direito processual civil entre comparação e harmonização. 1. ed. Salvador: Editora JusPodivm, 2021. v. 1. 304p.