Desde 2022, é professora doutora da Faculdade de Direito da USP em regime de dedicação exclusiva, vinculada ao Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social (DTB). É doutora (2019) em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), graduada (2010) e mestre (2013) em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente, exerce a cocoordenação do Grupo de Estudos sobre Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo (DHCTEM-USP). Autora de "Forma Jurídica e Previdência Social no Brasil" (2021) e organizadora da obra "Marxistas: contribuições de mulheres para a crítica do direito” (2024). Credenciada como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo na linha pesquisa Crítica Marxista dos Direitos Sociais (DTB).
ODSs
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
DTB0436 – Seguridade Social (Obrigatória)
DTB0327 - Direito do Trabalho I (Obrigatória)
DTB0341 - Ler O Capital à luz da forma jurídica (Livro I) – Parte I
Partindo das categorias fundamentais da obra “O capital”, Livro I, de Karl Marx, estabelecer suas relações com o conceito de forma jurídica de E. Pachukanis. Nesta disciplina, percorremos os capítulos referentes ao Tomo I da clássica edição da Nova Cultural (Capítulos I a XII)
DTB0342 - Ler O Capital à luz da forma jurídica (Livro I) – Parte II
Partindo das categorias fundamentais da obra “O capital”, Livro I, de Karl Marx, estabelecer suas relações com o conceito de forma jurídica de E. Pachukanis. Nesta disciplina, percorremos os capítulos referentes ao Tomo II da clássica edição da Nova Cultural (Capítulos XIII a XXV)
DTB0435 - Ler O Capital à luz da forma jurídica (Livro II)
Partindo das categorias fundamentais da obra “O capital”, Livro II, de Karl Marx, estabelecer suas relações com o conceito de forma jurídica de E. Pachukanis
DTB0456 - Ler O Capital à luz da forma jurídica (Livro III)
Partindo das categorias fundamentais da obra “O capital”, Livro III, de Karl Marx, estabelecer suas relações com o conceito de forma jurídica de E. Pachukanis
É credenciada como professora permanente junto ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo (PPG-FDUSP), na linha Crítica Marxista dos Direitos Sociais, vinculada ao Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social (DTB). A linha em questão propõe a “aplicação do materialismo histórico-dialético para a compreensão do fenômeno histórico da forma jurídica nas relações de trabalho e com o Estado (seguridade social)”.
Atualmente, dedica-se ao projeto de pesquisa “Forma jurídica, reestruturação produtiva e acumulação financeira: as novas conformações do direito do trabalho e previdenciário” (2022-2025), tendo como principais interesses de pesquisas as novas configurações das políticas públicas de proteção social e das relações de trabalho e suas interfaces com a reprodução social na etapa da acumulação predominantemente financeira. Também coordena, conjuntamente com o Prof. Titular Marcus Orione e o Professor Doutor Flávio Roberto Batista, o Grupo de Estudos Seguridade Social e Marxismo (GESEMA), cadastrado como atividade de cultura e extensão, com edições anuais desde 2021. O grupo em questão dedica-se ao estudo dos direitos da seguridade social - em especial, à previdência - a partir do referencial teórico-metodológico da crítica à forma jurídica, buscando confluir análises de gênero, raça e classe.
É autora de dois livros: “Forma Jurídica e Previdência Social no Brasil” (Lutas Anticapital, 2021) e “Processo Judicial Previdenciário e Política Pública de Previdência Social (Juruá, 2015). Coorganizadora da obra coletiva “A previdência social dos servidores públicos: direito, política e orçamento” (Kaygangue, 2018) e, em 2024, organizou a obra coletiva “Marxistas: contribuições de mulheres para a crítica do direito”, que alcançou o 1º lugar em vendas pelo site da Editora Lutas Anticapital. A maioria dos capítulos de livro e artigos científicos que compõe sua produção acadêmica pode ser acessada na íntegra e de forma gratuita por meio do seguinte endereço: https://usp-br.academia.edu/J%C3%BAliaLenziSilva .