A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
DOCENTE

Maria Paula Dallari Bucci

mariapaula@usp.br
(11) 31114010

Professora Associada do Departamento de Direito do Estado. Livre Docente (2012), com Doutorado (2000) e Mestrado (1994) pela Faculdade de Direito da USP. Coordenadora da Escola Superior Nacional de Advocacia Pública (ESNAP), curso de especialização em Direito Público em convênio entre FDUSP, e a Associação Nacional de Procuradores dos Estados e Distrito Federal (ANAPE), desde 2021.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Direito e Políticas Públicas. Foi Visiting Scholar na Universidade de Wisconsin (2022). É membro do Conselho da Revista da Advocacia Geral da União (AGU). Integra o Instituto Articule, em seu Conselho de Governança. Foi

Presidente da Comissão de Graduação da FDUSP (2018-2021), tendo presidido a Subcomissão para o novo Projeto Pedagógico da Faculdade (2014-16). Foi Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (2008-2010), Consultora Jurídica do MEC (2005-2008) e Procuradora-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), de 2003 a 2005.

Foi Superintendente Jurídica da USP (2014-2017), Procuradora da USP (1992-2018), tendo atuado como Procuradora-Geral (2014-2015) e como Assessoria Jurídica da Agência USP de Inovação (2011-2013).

DES
Direito do Estado
Disciplinas

Graduação

Teoria Geral do Estado I e II

disciplinas obrigatórias de 1º ano sobre a formação do Estado moderno, desde o liberalismo até o Estado social, concluindo com as questões do Estado contemporâneo no séc. XXI.

Teoria do Estado Brasileiro I e II

disciplinas optativas de graduação, destinadas à formação sobre as instituições do Estado Brasileiro. O Grupo de Estudos em Teoria do Estado Brasileiro-GETEB funciona para a discussão de bibliografia e temas em paralelo com essas disciplinas.

 

Pós-Graduação

O Estado Social em (Re)Construção no Brasil

Considerando a implantação tardia do Estado social no Brasil, examina-se a história crítica do uso instrumental do direito, em especial os direitos sociais e as políticas públicas para sua execução.

Teoria do Estado Brasileiro: contribuição para o redesenho das instituições (em processo de credenciamento em 2022)

Em parceria com o Professor Sebastião Tojal, a disciplina destina-se a pensar o Brasil atual, com suas crises institucionais, na perspectiva de uma teoria jurídico-política do Estado brasileiro. O processo político em que a legitimidade decisória é tensionada pela burocracia, tem, no outro lado da moeda, a perspectiva das políticas públicas pós-Constituição de 1988, que evidenciam caminhos de construção institucional bem-sucedidos em nossa democracia recente.

LINHA DE PESQUISA
PROJETOS
PRODUÇÕES

Dentro da linha de pesquisa da área de Teoria do Estado, no Departamento de Direito do Estado, "Tendências do Estado contemporâneo" - Duas linhas específicas têm sido desenvolvidas.

A primeira é o desenvolvimento da trajetória de pesquisa em Direito e Políticas Públicas, com reforço para uma perspectiva internacional, como no artigo “O estado da arte da abordagem Direito e Políticas Públicas em âmbito internacional: primeiras aproximações”, em coautoria com Matheus Silveira de Souza, de 2019. No mesmo dossiê foram publicados os artigos Método e aplicações da abordagem Direito e Políticas Públicas e Quadro de Problemas de Direito e Políticas Públicas: uma ferramenta para a análise jurídico-institucional, este em coautoria com Isabela Ruiz.

Esses textos resumem a linha que vem norteando a orientação de trabalhos de pesquisa, no sentido de construir, a partir de casos aplicados, esquemas de análise dos elementos jurídicos presentes nas políticas públicas, bem como seus padrões de relação com outros elementos, políticos e econômicos, por exemplo, em aproximações multidisciplinares.

A segunda linha específica está relacionada às disciplinas Teoria do Estado Brasileiro I e II e busca desenvolver uma abordagem estruturada sobre os problemas do Estado brasileiro, no campo epistêmico da Teoria Geral do Estado. Esse alargamento integra a renovação da disciplina defendida no livro Teoria do Estado: sentidos contemporâneos, coorganizado com Murilo Gaspardo.

O Estado social em (re)construção. Direito, política e políticas públicas

Visa discutir o Estado social no Brasil e suas perspectivas, em face das várias crises em curso. Com a eclosão da pandemia de covid-19, em paralelo com a erosão das bases da democracia, aumenta o empobrecimento da população, e crescem as demandas para a provisão dos direitos, com novas pressões em todos os campos da vida social. Campos em que o período democrático brasileiro, entre os dois impeachments (1993-2016) havia demonstrado comportarem avanços organizacionais significativos, especialmente os relacionados aos arranjos federativos, como saúde, assistência e educação, veem-se colhidos pelo retrocesso. Ainda assim, faz-se necessário entender quais serão as vias e instrumentos pelo qual o movimento pendular da história, enfeixando disputa política e formas jurídicas, poderá esboçar o caminho de retorno à vida democrática. O ambiente político, em tensão com o ordenamento jurídico-constitucional de vocação permanente, os embates políticos, jurídicos e institucionais no mundo desenvolvido, em torno de programas de resposta à pandemia de tipo anticíclico, tanto nos EUA como na União Europeia, orientam as reflexões neste projeto. Transcendem os limites da academia, se apresentando na forma de webinários, artigos na imprensa e publicações em revistas acadêmicas de formato tradicional.

Teoria do Estado brasileiro: a democracia e suas instituições jurídico-políticas

O projeto procura desenvolver de forma sistemática, com destaque para os aspectos jurídicos, a compreensão das instituições encarregadas do funcionamento da democracia no Estado brasileiro.

Autora de Fundamentos para uma Teoria Jurídica das Políticas Públicas (Saraiva, 2013), obra que conquistou o Prêmio Jabuti 2014 (categoria Direito, 3º lugar), e Direito Administrativo e Políticas Públicas (Saraiva, 2002), entre outros. Organizou Políticas Públicas: Reflexões sobre o Conceito Jurídico (Saraiva, 2006), Judicialização da Saúde: a Visão do Poder Executivo, em coautoria com Clarice Duarte (Saraiva, 2017), e Teoria do Estado: Sentidos Contemporâneos, em coautoria com Murilo Gaspardo (Saraiva, 2018).

El enfoque Derecho y Politicas Públicas en Brasil. Colombia. Estudios de Derecho de la Universidad de Antioquia, v. 79, p. 110-139, 2022. Confira   

Law and Public Policy in Brazil and the United States: A North-South Dialogue. USA. New Legal Realism. Empirical Law and Society, apr. 2022. Confira 

Método e aplicações da abordagem Direito e Políticas Públicas. Rio de Janeiro. Revista Estudos Institucionais, v.5, n. 3, 2019. Confira 

Arranjos jurídico-institucionais da política de inovação tecnológica: uma análise baseada na abordagem de direito e políticas públicas, em coautoria com o professor Diogo Coutinho (DEF-FDUSP). In Inovação no Brasil: avanços e desafios jurídicos e institucionais. Coutinho, Foss e Mouallem. São Paulo: Blucher, 2017. Confira

Quadro de referência de uma política pública. Consultores de Direito do Estado, 2016. Confira 

Ensino Jurídico no Bicentenário da Independência. Organização, em coautoria com o professor Rodrigo Pagani de Souza (DES-FDUSP). Belo Horizonte: De Plácido, 2022. Confira

As ações afirmativas no STF: conexões entre direito e política na difícil promoção da equidade racial no Brasil. Curitiba. Revista de Direito Administrativo e Constitucional A&C. 2021 - Confira 

A questão da unidade nas relações entre o jurídico e o político: do reformismo do Estado social à renovação da Teoria do Estado. Rio de Janeiro. Revista Estudos Institucionais, n. 7, v. 3, 2021. Confira

A volta do rápido e malfeito: as reformas administrativas de Dória e Bolsonaro. Em coautoria com Ivan Ribeiro e Murilo Gaspardo. Jota. 21/09/2020. Confira

A reconstrução do Estado social brasileiro: políticas públicas e reformas. Interesse Nacional, 15/6/2020.

 

Textos, áudios ou vídeos

Autora em Foco, Supremo Tribunal Federal, 29/4/2022 

 

Law and public policy in the U.S. experience, com o professor William Clune. Faculdade de Direito da USP, outubro de 2021

 

Reforma Administrativa: o Brasil em perspectiva. Observatório da Administração Pública - GEEAP, 4/12/2020.

 

Fortalecimento do Estado depois da pandemia não está garantido. Folha de São Paulo, Ilustríssima. 20/4/2020

 

Future-se: futuro de incertezas para as universidades e institutos federais. In Future-se? Impasses e perigos à educação superior pública brasileira. Ximenes e Cássio (orgs.). Santo André, Universidade Federal do ABC, 2019.

> Currículo Lattes
> VOLTAR
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000