Professora Doutora do Departamento de Direito do Estado. Doutora em Direito do Estado pela FDUSP (2017). Visiting Researcher na Yale Law School (Fall/2015-Spring/2016). Mestra em Gestão e Políticas Públicas pela EAESP-FGV/SP (2011). Graduação em Direito pela PUC-SP (2007).
Sua tese de doutorado, “Poder de Compra Estatal para a Implementação de Políticas Públicas: o Uso Derivado da Contratação Pública”, recebeu o Prêmio “Menção Honrosa” pela USP/Pro?-Reitoria de Pós-Graduação, na área de Ciências Sociais aplicadas, biênio 2017-2018.
Cocoordenadora do Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior (PITES) entre as Universidades de São Paulo, Jean Moulin Lyon 3, Lumière Lyon 2 e Jean Monnet de Saint Étienne.
Atuação com foco em infraestrutura, regulação e políticas públicas, principalmente com os seguintes temas: estruturação e viabilização de projetos de infraestrutura e de parcerias entre os setores público e privado; regulação e fomento; licitações e contratos administrativos; organização e reestruturação administrativa; governança pública.
Direito Administrativo;
Contratos Administrativos;
Administração Indireta;
Controle sobre a Administração Pública;
Parcerias na Administração Pública;
Processo Administrativo.
Direito Administrativo e Sociedade: congrega diferentes projetos de pesquisa, atentos às tendências contemporâneas do direito administrativo, nas seguintes subáreas: 1. Direito e sociedade na formação do direito administrativo brasileiro: investiga o itinerário de formação do direito administrativo no brasil; 2. Discricionariedade e Controle: estuda os mecanismos de controle da Administração Pública e como eles impactam o exercício do poder discricionário; 3. Entes privados no exercício de funções públicas: busca verificar os limites e regras da transferência de atribuições públicas aos particulares; 4. Consensualidade e contratação administrativa: investiga o fenômeno dos modelos contratuais e as novas formas de contratação da Administração Pública e os respectivos regimes jurídicos; 5. O exercício da autoridade e as garantias do cidadão: a efetivação dos direitos fundamentais: investiga o binário autoridade e direitos fundamentais, na perspectiva do Direito Administrativo garantidor e as ameaças às garantias do cidadão; 6. Participação e processo administrativo: estuda os pontos relevantes envolvidos na participação popular na Administração Pública, inclusive no âmbito do processo administrativo; 7. Direito Administrativo da Infraestrutura: voltado a atualizar os estudos já feitos e publicados, seja para enfrentar os novos impasses do setor de infraestrutura que tem apresentado, nos últimos anos, uma performance menor do que a necessária para impulsionar o aumento do PIB e, enfim, o desenvolvimento sustentável da economia; 8. Direito Administrativo e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: sistematiza a pesquisa sobre os impactos das novas Tecnologias da Informação e Comunicação na esfera jurídica, mais especificamente no direito público.
Direito administrativo da infraestrutura;
Instrumentos administrativos de interação público-privada;
Direito administrativo em meio às tensões contemporâneas entre burocracia e legitimidade democrática;
Direito administrativo e políticas públicas.