O projeto Cultura do Debate e Tolerância” tem por finalidade formar oradores na Faculdade de Direito e desenvolver, por meio do debate competitivo, a cultura da tolerância na Faculdade de Direito da USP.
E notória a conexão entre a atividade jurisdicional e a Retórica, sendo combinação da Argumentação e da Oratória. Em carreiras públicas ou privadas, o bom jurista sabe expor suas ideias com clareza e com organização. Nosso projeto tem por proposta usar o modelo de debates competitivos como ferramenta para desenvolver essa habilidade em nossos estudantes.
Além disso, como guardiões da ordem em um país plural, é essencial que os juristas compreendam o valor da tolerância, bem como seus limites. O projeto expõe o aluno aos dois lados de toda polêmica, para que aprenda a exercer senso crítico de maneira profunda.
Por fim, os estudantes são preparados para participarem de torneios de debate competitivo pelo país e pelo mundo. Trata-se de competições que colocam em xeque a habilidade argumentativa de alunos universitários e permitem o intercâmbio de ideias pelo Brasil.