A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
GRADE - ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR

Estudos em Direito e Literatura

DFD
Filosofia e Teoria Geral do Direito
Processo: 19.1.1231.2.2
Ano 2020
COORDENADOR(A)
Ari Marcelo Solon

O Grupo Hilda Hilst de Estudos em Direito em Literatura é uma atividade de estudos e pesquisa organizada na forma de encontros semanais, destinada ao estudo do Direito por meio da Literatura, com leituras e debates de textos literários e teóricos, e produção escrita criativa e crítica, todos atinentes aos seguintes eixos:

  1. O Direito como Literatura — O papel da imaginação literária na produção de sentenças e criação de jurisprudência; a importância da Literatura para o pensamento e a faculdade de julgar;
  2. O Direito na Literatura — As diversas formas de expressão do Direito na Literatura, e como contribuem para a reflexão jurídica teórica e prática;
  3. Direito e Literatura, do fundo à forma – Interdisciplinaridade em Direito e Literatura. Como a Literatura, a Crítica e a Teoria Literárias, a Filosofia, Psicanálise e a Etnologia em interface com a Literatura podem contribuir para a investigação de conceitos, paradigmas e práticas jurídicos.
  4. O Direito à Literatura – O papel da Literatura na promoção e efetivação de Direitos, na formação jurídica, no favorecimento da empatia e do contato com a alteridade (vivências, emoções, culturas, contextos sociais e individuais diversos).

Dessa forma, o programa semestral consistirá em quatro módulos, para abordagens dos eixos supracitados. Cada módulo consiste em um encontro para debate de texto literário e bibliografia teórica pertinente; uma proposta de exercício escrito, para ser desenvolvido até o encontro seguinte; um encontro para apresentação das produções escritas, compartilhamento e debate.

Além disso, com vistas à divulgação da área Direito e Literatura, o grupo pretende publicar a produção escrita dos participantes em um blog na internet, bem como selecionar textos para uma futura antologia.

O grupo proposto se enquadra na hipótese da alínea "a" do dispositivo, porquanto representa verdadeira atividade de cultura, pois contribui para a formação do pensamento jurídico de forma interdisciplinar, para a ampliação dos horizontes na compreensão do fenômeno jurídico e para a ampliação do repertório cultural do aluno.

> VOLTAR
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000